Setcepar encaminha reivindicações do setor de transportes aos candidatos ao governo do Estado

Publicado em
03 de Setembro de 2014
compartilhe em:

Melhorias na infraestrutura das estradas e condições de segurança são alguns dos pedidos

Durante todo o mês de setembro, acontece uma série de encontros com os principais candidatos ao Governo do Estado do Paraná, realizados no Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar). Nestes eventos, além de ouvir as propostas dos candidatos, será entregue uma pauta de reivindicações, encaminhada pelos associados da entidade.

O sindicato realizou uma pesquisa com seus associados, e está transmitindo aos políticos as solicitações de melhorias que precisam ser implementadas nos próximos quatro anos, para melhorar as condições de trabalho e a geração de renda do setor. O presidente da entidade, Gilberto Cantú, afirma que pouco se avançou durante os últimos anos. “As reivindicações do setor de transporte são praticamente as mesmas, já estão antigas, pouca coisa mudou”, lamenta.

As melhorias, segundo o empresário que representa a categoria, devem começar pela segurança do transporte rodoviário de cargas. “O roubo de cargas e veículos cresce assustadoramente. Os governos estadual e federal, responsáveis pelo problema, não estão tentando melhorar a atual situação”, afirma Cantú. Além disso, ele explica que o Paraná é um dos poucos estados do Brasil que ainda não possui uma delegacia especializada em roubo e desvio de cargas, o que, segundo o presidente, ajudaria a controlar o problema.

Também relacionado ao roubo de cargas, o setor exige uma punição mais severa aos receptadores. “Os receptadores de cargas estão tranquilos. Tanto no Paraná (Lei Leprevost) quanto no Brasil (Lei Negromonte) estão faltando regulamentações para as leis que endurecem a vida dos receptadores. Solicitamos que sejam feitas estas regulamentações”, explica Cantú.

O presidente do Setcepar lembra da necessidade da flexibilização da lei do tempo de direção. “Se até as eleições, a mudança da Lei 12.619 não tiver sido sancionada, solicitamos a mobilização da bancada de apoio no Congresso visando a aprovação das alterações, pois são de extrema importância para a categoria”, informa.

Cantú afirma que a melhoria da infraestrutura das estradas é de suma importância. “A malha viária, fora das estradas pedagiadas, precisa de cuidados, reparos e duplicações. Todas estas reivindicações são antigas e já foram feitas, mas a condição das estradas evoluiu muito pouco nos últimos anos”, conta.  

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.