A Tokio Marine Seguradora acaba de anunciar uma ação pioneira no mercado segurador brasileiro: a utilização de drones como parte do Gerenciamento de Risco, em complemento ao trabalho do vistoriador. A companhia é a primeira do País a usar a ferramenta neste processo.
Aapresentada no estande da seguradora durante XII Seminário Internacional de Gerência de Riscos e Seguros da ABGR, realizado em São Paulo nos dias 22 e 23 de agosto, a novidade faz parte de uma série de iniciativas para otimizar processos e oferecer soluções cada vez mais inovadoras a seus Corretores e Clientes. “Estamos muito orgulhosos de anunciar que somos pioneiros em utilizar esta tecnologia no Brasil. Inovar é uma prática que está intrínseca à estratégia da Companhia e vamos continuar em busca de soluções que atendem às novas demandas decorrentes da evolução da tecnologia”, afirma o Diretor Executivo de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine, Felipe Smith.
A primeira vistoria por drone da Tokio Marine foi realizada em um trecho da obra do Rodoanel, em Guarulhos (SP), no final de julho. “A visão 360° proporcionada pelo equipamento aponta riscos no entorno das unidades seguradas que, muitas vezes, podem não ser tão facilmente percebidos pelo vistoriador. Além disso, é possível acessar, rapidamente e com segurança, locais de difícil acesso, trazendo dados mais precisos que, manualmente, não seriam obtidos com facilidade. Com o olhar mais amplo sobre o cenário, conseguimos proporcionar aos nossos clientes uma avaliação e orientações mais precisas para mitigar os riscos”, explica Felipe Smith.
Em um primeiro momento, os drones serão utilizados na vistoria de seguros de Property. O investimento nesta tecnologia faz parte das inovações da área de Produtos Pessoa Jurídica da Tokio Marine. A Companhia é uma das poucas seguradoras do mercado a manter um time exclusivamente dedicado à gestão de riscos. A Gerência apoia Clientes e Corretores por meio de uma consultoria voltada a ações e planos de contingência que ajudam a mapear e evitar riscos dos negócios segurados pela Companhia. Além da análise do risco, a equipe também acompanha, junto com o corretor de seguros, todo o processo de correção de falhas e ajustes no empreendimento segurado.