Segmento de cargas de projeto sofre com a Operação Lava-Jato

Publicado em
21 de Julho de 2015
compartilhe em:

Contratos forma suspensos e perspectiva se mantém tímida diz empresário

download

Andrezza Queiroga

“A atual conjuntura econômica do País, agravada, principalmente, pelos efeitos diretos e indiretos da operação Lava-Jato, tem provocado forte retração no mercado de cargas de projeto”. A afirmação é de Álvaro Pinto Ricardo, diretor operacional da Braslog, ao ser questionado sobre o cenário deste segmento.

Segundo o executivo, as diversas empresas que atuam neste mercado, após serem citadas na operação Lava-Jato, foram suspensas temporariamente para contratações pela Petrobrás. “Uma série de contratos de obras e fornecimentos foram cancelados nos últimos meses. Os financiamentos sofreram sérias restrições. Assim, o somatório destes fatos, levou diversas empresas a se tornarem inadimplentes acumulando dívidas elevadas e, por conseguinte, entrarem com pedidos de recuperação judicial”, diz.

A operação

A Operação Lava Jato, foi deflagrada pela Polícia Federal em março do ano passado e desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas que movimentou algumas centenas de milhões de reais. As investigações indicam a existência de um grupo brasileiro especializado no mercado ilegal de câmbio. No centro das investigações, estão funcionários do primeiro escalão da Petrobras, a maior empresa estatal do Brasil. A PF apontou o pagamento de propina envolvendo executivos de empresas, especialmente empreiteiras, que assinaram contratos com a companhia de petróleo e políticos. Entre os crimes cometidos, aponta a investigação, estão sonegação fiscal, movimentação ilegal de dinheiro, evasão de divisas, desvio de recursos públicos e corrupção de agentes públicos.

Vale ressaltar que, a operação, em novembro de 2014, prendeu alguns presidentes e diretores das maiores empreiteiras do País, como Camargo Corrêa, OAS, Odebrecht, Mendes Junior, Engevix, Engesa, UTC e Queiroz Galvão e Iesa. Os especialistas em Justiça relacionaram a Operação Lava Jato a Operação Mãos Limpas, da Itália. Nos anos de 1990, o trabalho da Justiça italiana ajudou a acabar com vários esquemas envolvendo o pagamento de propina por empresas privadas que tinham interesse em garantir contratos com órgãos públicos e estatais com o objetivo desviar recursos para o financiamento de campanhas políticas.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.