Scania terá novo diretor geral para o Brasil a partir de 1º de julho

Publicado em
08 de Abril de 2014
compartilhe em:


Mathias Carlbaum assumirá o cargo no lugar de Roberto Leoncini

REDAÇÃO AB

A Scania anuncia em comunicado divulgado no fim da tarde de segunda-feira, 7, que Mathias Carlbaum voltará ao Brasil para assumir a direção geral da operação no lugar de Roberto Leoncini, que deixará a companhia a partir de 1º de julho. Até lá, entre abril e junho, o cargo será ocupado interinamente pelo presidente da Scania Commercial Operations Americas, Martin Ståhlberg, que acumulará as duas funções durante o período.

Na Scania desde 1997, Carlbaum entrou na empresa como trainee na sede da companhia na Suécia. Com vasta experiência internacional, posteriormente passou por Itália e República Tcheca. Em 2001, foi nomeado diretor de vendas e marketing para a Espanha. Em 2005, mudou-se para o Brasil, onde assumiu a direção de vendas e marketing de caminhões e ônibus para a América Latina. Alguns anos depois, foi promovido a vice-presidente de vendas e marketing, incluindo as áreas de motores e peças. Após cinco anos nesta função, regressou à Europa onde desde 2010 era diretor geral da Scania Ibérica, responsável por Espanha e Portugal.

“Voltar ao Brasil, desta vez à frente da operação comercial, será um grande e gratificante desafio por ser o principal mercado para a Scania em todo o mundo”, comenta Carlbaum.

“A escolha de Mathias Carlbaum para a posição foi natural por conhecer o mercado brasileiro e muitos clientes daqui. Seu trabalho será focado em uma aproximação cada vez maior com o cliente, entendendo sua operação e necessidades, para que a Scania siga oferecendo as melhores soluções de transporte”, explica Ståhlberg.

Com MBA pela Universidade de Estocolmo e com parte dos estudos do curso na Universidade de São Paulo, Mathias Carlbaum é sueco e fluente em inglês, espanhol e português. Ficará baseado em São Bernardo do Campo (SP), de onde comandará a operação comercial da Scania no Brasil. No ano passado, o País liderou a venda mundial de caminhões da marca com quase 20 mil unidades.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.