Scania lançará leasing operacional para modelos rodoviários

Publicado em
16 de Dezembro de 2015
compartilhe em:

Incentivar negócios com usados será outra estratégia da marca para 2016

Prevendo que 2016 será mais um ano de dificuldades para o mercado de caminhões, o Scania Banco vai oferecer aos clientes de veículos para aplicação rodoviária a opção do leasing operacional com inclusão de seguro e plano de manutenção para contratos de 3 a 4 anos.

A novidade já tinha sido apresentada em setembro pela MAN Latin América para seu modelo extrapesado TGX. (LEIA MAIS AQUI) Embora mantenham operações independentes, tanto a Scania quanto a MAN pertencem ao Grupo Volkswagen com sede na Alemanha.

O leasing operacional é um aluguel ou arrendamento por um período pré-determinado ao final do qual o veículo retorna para a montadora. Além das parcelas do arrendamento, o contrato precisa obrigatoriamente incluir seguro e plano de manutenção.

“É uma opção que atende principalmente as grandes empresas que focam em rentabilidade e não em lucro patrimonial, ou seja, que não fazem questão de serem donas dos caminhões. Vemos grande potencial, por exemplo, nas empresas do segmento de químicos”, explica o diretor comercial Victor Carvalho.

Recentemente, em entrevista exclusiva à Revista Carga Pesada, o empresário Roberto Mira Júnior disse que a Mira Transportes está considerando esta linha crédito para renovação da frota em 2016.

Uma das vantagens para as empresas é o ganho fiscal já que as parcelas podem ser deduzidas como despesas no Imposto de Renda. O custo mensal do leasing deve ficar bem próximo ao do Finame, agora pós fixado e atrelado à TJLP. Mas, considerando que o leasing só se viabiliza com o plano de manutenção, o empresário torna este que é um custo variável em custo fixo nas parcelas mensais.

MERCADO – “Estamos mais fortalecidos e preparados para entrar em 2016. Nossa participação de mercado em 2015 que em média foi 12,5%, nestes últimos meses atingiu 14,5%”, disse o diretor geral da montadora Mathias Carlbaum prevendo mais um ano de queda nas vendas. Sua estimativa para o segmento de pesados, que deverá fechar 2015 com 41 mil unidades, é que no ano que vem este total não passe de 35 a 36 mil, uma queda de 10 a 15%.

“As vendas serão mais baixas, mas vemos um movimento de estabilização já que a demanda exigirá que o transporte de cargas continue a abastecer este continente”, previu. Na sua visão, a indústria não pode mais se sustentar em taxas baixas de juros, como vinha acontecendo nos últimos anos: “vamos viver com a realidade da economia”.
Durante 2015, o segmento de pesados registrou uma queda de 55% em média nas vendas – percentual que se elevou para 67% neste último mês de novembro. Este cenário obrigou a Scania a fazer um investimento de R$ 100 milhões e assumir a rede de concessionários em Santa Catarina. O Grupo Batistella que antes representava a marca nos dois estados, passa agora a administrar apenas as concessionárias de parte do Paraná.

Neste período a Scania inverteu seus percentuais de produção: em 2014, 70% do que era produzido ia para o consumo interno e 30% para exportação; este ano 60% foi para fora do País, principalmente para novos mercados como o Irã: “a indústria brasileira é de vanguarda, tem capacidade para atender a qualquer demanda de exportação”, destacou Carlbaum.

Internamente, a rede vai procurar estar mais próxima dos pequenos clientes, o chamado varejo, oferecendo produtos e pacotes de manutenção mais competitivos. No caso dos grandes clientes, a montadora vai reforçar a tese de que o empresário precisa ter foco no transporte e logística e deixar a manutenção dos caminhões com a rede de concessionários.

Outro ramo que será fortalecido é o comércio de usados que, estima-se, seja pelo menos três vezes maior que o de veículos novos. “Enquanto as taxas que vinham sendo praticadas pelo Finame chegaram a 2,5% ao ano para veículos novos, no negócio de usados este custo variava de 15 a 21%, diferença que desestimulava as vendas. Agora, com o Finame atrelado a TJLP, as condições estão mais equalizadas. Além disso, nossos clientes precisam deste suporte para alavancar renovação da frota”, avaliou Carvalho.

A Scania já tem duas concessionárias com lojas destinadas exclusivamente à venda de seminovos: a Codema com uma unidade em Guarulhos (SP) e outra em Pouso Alegre (MG), e a Suvesa que representa a marca no Rio Grande do Sul. Em toda rede, cerca de 800 veículos usados foram comercializados ao longo deste ano.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.