O novo Programa de Manutenção é mais um passo da Scania no sentido de se tornar a marca de referência em serviços e pós-vendas no segmento de veículos comerciais.
No início do ano, a montadora já tinha apresentado o sistema Serviços Conectados, que alcançou 5 mil caminhões em poucos meses – até agosto. O sistema ultrapassa os recursos da telemetria: não apenas obtém dados do uso do veículo, mas analisa as informações com inteligência focada na obtenção de melhores resultados e inclui uma consultoria prestada pela rede de concessionárias.
Os Planos Flexíveis de manutenção também buscam a redução de custos operacionais. Com eles as manutenções preventivas serão individualizadas de acordo com a operação de cada veículo da frota. Por meio de dados entregues pela conectividade, o próprio caminhão comunica ao sistema quando uma revisão é necessária. A parada na oficina passa a ser feita no momento em que certos serviços são necessários, e não mais de acordo com a quilometragem padronizada.
O contrato não tem tempo mínimo e a nova forma de pagamento é uma tarifação por quilômetro rodado, de acordo com faixas de consumo de combustível.
Para auxiliar o cliente nessa redução de consumo, que é variável conforme o estilo de condução do motorista, a Scania traz outro aliado, o Driver Services. A cabine vira uma sala de aula num formato de orientação inovador. A figura de um Driver Coach, um treinador, fará monitoramento constante da forma de condução.
A bordo, o Drive Suport, um sistema eletrônico embarcado e acessível no painel do caminhão, complementa a avaliação dos dados de consumo e outros parâmetros do veículo, buscando uma melhoria constante da forma de condução. Willian Zucolotti, diretor da Ebmac, empresa de transportes paranaense de Cambé, testou o novo sistema e disse que o consumo 5% imediatamente.
Os dados vão do estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível aos intervalos de manutenção. “Os dados sozinhos, não trazem resultados. Nosso foco é oferecer ao transportador uma análise inteligente das informações para que ele possa reduzir consumo e paradas desnecessárias”, explicou Roberto Barral, diretor geral da Scania Brasil
PRODUTOS – Dois novos motores de 13 litros, com 450 e 510 cavalos de potência, também serão destaque no estande da Scania na Fenatran. Eles vêm complementar a linha rodoviária, prometendo economia de combustível de até 5% em relação à versão atual. Isso será possível, segundo a área de engenharia da montadora, em função da tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e da combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e o torque, sem exceder as emissões e o gasto de diesel.
Os novos motores são uma ampliação da Linha R, compatíveis com as configurações de rodas 6×2 e 6×4 e as cabines R Highline e Streamline, que passa a ser composta por seis potências: 360 cv, 400 cv, 440 cv, 450 cv, 480 cv e 510 cv.
Outra novidade é o o Heavy Tipper, desenvolvido para atender às demandas mais severas da mineração. Produzido com componentes mais robustos, o modelo carrega até 25% a mais de carga líquida que os atuais. Com isso, a nova gama salta das atuais 32 toneladas de carga líquida, para no mínimo, 40 toneladas de capacidade, e o peso bruto total (PBT) salta para insuperáveis 58 t, quando os concorrentes oferecem no máximo 32 t e 48 t de PBT.
Além disso, em comparação com a linha atual da Scania para a mineração, ele reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação, eleva em 5% a disponibilidade da frota e pode proporcionar 10% de economia de combustível por tonelada transportada. Tudo aliado ao pacote de serviços oferecido que conta com treinamento de motoristas, sistema de trocas de peças, conectividade e programas de manutenção especialmente desenvolvidos para o segmento.
DOIS ESTANDE
As novidades e soluções da Scania estão caracterizadas na Fenatran por dois estandes conectados entre si, sendo um principal, com mais de 2.000 metros quadrados, e o segundo, de 700 metros quadrados. São três áreas distintas: Área de Soluções e Espaço Amanhã, retratadas no espaço maior, e o Espaço 60 Anos – local exclusivo que comemora as seis décadas de Scania no Brasil, completadas em 2 de julho –, em 700 metros de pura paixão pela história da marca.
O estande principal traz todas as soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis que a Scania tem hoje para oferecer. Em serviços, a fabricante sueca destaca os conceitos únicos e inovadores lançados na feira (Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis e Driver Services), e reforça o papel do motorista como um dos responsáveis na busca da melhoria da rentabilidade da operação, comprovando como ela pode ser a parceira ideal dos transportadores neste aspecto.
“O grande diferencial do nosso estande é o coração pulsante dos Serviços Scania conectados com os produtos. O novo jeito de trabalharmos no mercado, a partir de agora, está materializado de forma clara na Fenatran”, diz Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.
Já os produtos são representados por onze caminhões expostos, de todos os segmentos de atuação. Ao centro está uma grande atração, o caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4, estilizado e preparado especialmente para a Fenatran 2017. Os outros 10 veículos são: Streamline R Highline 510 6×4 e Streamline R Highline 450 6×2 (lançamentos com novas motorizações), o Super Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 (lançamento para composição de 11 eixos e 91 t), P 310 8×2 (semipesado campeão de vendas da marca), Streamline G 360 6×2, R Highline 440 6×2, Streamline R 440 8×2, Streamline R Highline 480 6×4, e os fora de estrada G 480 8×4 (da nova gama para mineração Heavy Tipper) e G 480 6×4.
Tradicionalmente, a Scania também exibe seus potentes e econômicos motores na Fenatran. Na edição 2017, estão presentes três blocos: dois lançamentos, o V8 de 620 cv do Super Rodotrem de 11 eixos e o novo propulsor de 13 litros com potências de 450 cv ou 510 cv; além do motor industrial V8 a gás para geração de energia elétrica.
O Espaço Amanhã, que traz surpresas para os visitantes, fortalece como a Scania está olhando para o futuro (no Brasil e globalmente). A fabricante apresenta ao público a forma que vem trabalhando para inspirar os mercados em que atua na condução para um sistema de transporte mais sustentável, e comprova estar na vanguarda das tendências do segmento.
O segundo estande, de 700 metros quadrados, acolhe o Espaço 60 anos. Ele conta com atividades diferenciadas, com prêmios para os visitantes, e transforma o espaço em uma verdadeira viagem no tempo ao contar a história da marca, sua herança e contribuição ao Setor do Transporte Rodoviário de Cargas. À disposição do público, há uma divisão exclusiva de caminhões laranjas, os famosos “jacarés”. A área expõe nove veículos históricos: L 71 (importado em 1957), L 75 (representante da primeira linha de caminhões da marca produzidos no Brasil), L 76, L 110 S, LK 140 V8, L 111 S, T 112 HW, T 113 H, da icônica Série 3, e o T 124, da Série 4, lançada em 1998.
“A Scania sempre valoriza sua história. Não poderíamos deixar de destacar as conquistas, produtos e evoluções desses 60 anos de Brasil. A Fenatran é o local ideal para celebrar com clientes, visitantes e fãs, que podem se emocionar conosco e sentir-se parte desta trajetória. A importância dos caminhões expostos, de várias décadas de sucesso, é reconhecida pelos clientes e motoristas, nossos grandes parceiros nessa jornada”, conclui Barral.