Um dos mais reconhecidos especialistas em empreendedorismo do Vale do Silício fala sobre startups, fracasso e desenvolvimento de clientes em entrevista exclusiva
Steve Blank é provavelmente um dos mais reconhecidos especialistas em empreendedorismo no Vale do Silício atualmente. Blank é autor de quatro livros e um blog, professor de universidades como Stanford, Berkeley e Columbia, e um dos criadores e maiores defensores da metodologia lean startup, ou startup enxuta.
Com um currículo extenso, Blank soma 35 anos de carreira. Como empreendedor, fundou oito empresas; quatro delas chegaram a abrir capital na bolsa de valores. Depois de aposentado, passou a ser o guru de muitos empreendedores e a ensinar na sala de aula seu método de empreender.
Nesta semana, lança no Brasil seu segundo livro, o "Startup: Manual do Empreendedor", em co-autoria com Bob Dorf, pela editora Alta Books. No título, ensina, entre outras coisas, seu método de desenvolvimento de clientes, um dos mais populares dos Estados Unidos hoje. “Não há fatos dentro de seu prédio. Você tem que sair e conversar com os clientes para testar suas hipóteses”, diz Blank.
Para ele, os empreendedores devem usar mais tempo testando falando com potenciais clientes do que desenvolvendo um plano de negócios. “Nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contato com os clientes”, explica. Em entrevista exclusiva a EXAME.com, por e-mail, Blank fala sobre fracasso, desenvolvimento de clientes e o mercado de startups.
EXAME.com - Você criou e acompanhou a criação de muitas empresas nos últimos anos. O que você considera mais difícil e prazeroso nesse processo?
Steve Blank - O mais difícil é o fato de você operar no caos. Não há fatos conhecidos. Você falha na maioria das coisas que faz. Funcionários importantes saem. Clientes não compram. O mais agradável é, provavelmente, não intuitivo. É o entrosamento da equipe, uma aprendizagem intensa, a profunda satisfação em criar algo do nada e, de vez em quando, pilhas inacreditáveis de dinheiro como retorno.
EXAME.com - Você é mentor de muitas empresas. Qual é o seu principal conselho para os empresários hoje em dia?
Steve Blank – Empreendedorismo é uma vocação. E se você não é chamado para isso, se não é a primeira coisa que você pensa no chuveiro e você não está convencendo sua família de que é a isto que você deve dedicar a sua vida, nem sequer pense em empreender. Porque as chances de sucesso de uma startup são infinitamente baixas. Este não é um trabalho. Tem que ser orientado pela paixão, não por uma carreira ou um salário. O segundo conselho é que sabemos como construir startups, usando o formato de modelo de negócios, desenvolvimento de clientes e engenharia ágil.
Continue lendo esta entrevista direto no Portal Exame clicando nos links abaixo: