Safra passará a ter projeto definido de estocagem

Publicado em
29 de Abril de 2013
compartilhe em:

O vice-presidente de Agronegócio e de Governo do Banco Brasil (BB), Osmar Dias, disse que o novo Plano Safra que será anunciado até o fim de maio pela presidente Dilma Rousseff contará com um programa de incentivo à armazenagem, "com taxa de juros e prazos adequados".

Dias participou de reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Casa. Ele lembrou que a capacidade de armazenamento no Brasil, de 140 milhões de toneladas, está muito abaixo das necessidades, pois, pelos indicadores internacionais, deveria haver espaço suficiente nos silos para estocar 220 milhões de toneladas de grãos, volume 20% superior à produção estimada para esta safra.

O vice-presidente de Agronegócio e de Governo do BB, que participa do grupo de trabalho criado pela Presidência da República para discutir propostas do novo plano, afirmou que a administração federal está preocupada com a política de armazenagem para regular os estoques públicos e garantir a segurança alimentar. De acordo com Dias, para o Poder Executivo, o armazenamento em propriedade rural e também por parte das cooperativas e empresas privadas é estratégico. Ele disse que uma das ideias em estudo é a construção de armazéns privados que possam ser alugados pelo Executivo.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.