SAE BRASIL discutirá os desafios da cadeia nacional de logística em Porto Alegre-RS

Publicado em
23 de Março de 2012
compartilhe em:

Discutir formas de tornar a cadeia logística no Brasil mais competitiva é o objetivo do 2º Simpósio SAE BRASIL de Logística Automotiva e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. O encontro realizado pela Seção Regional Porto Alegre da SAE BRASIL acontecerá dia 26 de abril, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
 
Para Carlos Panitz, chairman do encontro, o caminho para um crescimento sólido e sustentável do Brasil exige que as empresas e o governo desenvolvam estratégias e políticas que alavanquem investimentos e a atividade econômica local, tanto produtiva quanto de serviços. “Projetos de longo prazo não se perenizam apenas com benefícios temporários ou artificiais, como condição cambial favorável ou renúncia fiscal, mas por meios reais de ganhos de competitividade”, argumenta.
 
Manter no Brasil uma cadeia de suprimentos ágil e sincronizada é algo muito custoso para as corporações, pois vários fatores contribuem para dificultar esse processo, como estradas ruins, grandes congestionamentos, altos impostos, entre outros. “Para investir por aqui uma empresa precisa analisar muito bem as condições de logística e a sua estratégia de sourcing, pois se esse custo for elevado o investimento poderá não se concretizar ou, se já realizado, poderá não obter o retorno esperado”, acrescenta o chairman.
 
Por isso, entre os temas abordados estarão os desafios de logística e de gestão de cadeia existentes hoje, que as empresas e o governo brasileiro precisam vencer. “Iremos debater essas dificuldades e o quanto o País perde por não ter bom escoamento de sua produção”, explica Panitz.
 
O simpósio contará com a participação de empresas como Renault, VW e Mercedes-Benz, que apresentarão cases de como conseguiram resolver e administrar as dificuldades de logística e, também, de representantes do governo, que irão falar sobre o que é necessário para alavancar e o quanto é preciso investir para que esse gargalo seja sanado para tornar o setor competitivo.
 
 
Programação
8h - Credenciamento
9h - Abertura
9h20 - Painel: “A LOGÍSTICA E O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS COMO INDUTORES DE COMPETITIVIDADE PARA INVESTIMENTOS NO BRASIL”, com Marco Weinstock, gerente de Logística Internacional da VW do Brasil; André Perez, diretor de Supply Chain Região América da Renault do Brasil; e Roberto Bastian, diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil. Mediação de Carlos Eduardo Panitz.
13h45 - Palestra: “MELHORES PRÁTICAS NA LOGÍSTICA DOMÉSTICA: DO MILK RUN AO ABASTECIMENTO DE LINHA DE PRODUÇÃO”, com Roberto Takami, gerente geral de Projetos da TK Logística do Brasil.
14h15 - Palestra: “A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA NA VINDA DE INVESTIMENTOS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL”, com Junico Antunes, secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.
15h45 - Painel de infraestrutura logística: “O PAPEL E AS PERSPECTIVAS DOS MODAIS PARA A CADEIA AUTOMOTIVA E DE AUTOPEÇAS”, com Ademir Casartelli, chefe da Divisão de Controle e Qualidade da Superintendência do Porto de Rio Grande (marítimo); Jorge Herdina, superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho (aéreo); e Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes (rodoviário). Mediação do jornalista Fred Carvalho.
17h15 – Encerramento

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.