Rota SP/BH: privatizações começam a mudar realidade de rodovias

Publicado em
31 de Agosto de 2010
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Rodar pelas estradas do Sul de Minas Gerais com segurança nunca foi fácil. Buracos, falta de acostamento, ausência de terceira faixa e má sinalização ainda são problemas comuns encontrados pelos motoristas. Na maioria das vezes, a conservação das BRs e MGs fica à espera da vontade e da disponibilidade dos governos Estadual e Federal. Mas de 3 anos pra cá, concessões destinadas à iniciativa privada começaram a mudar a realidade das principais rodovias do Sul de Minas.

MG-050

A primeira intervenção começou em junho de 2007 com a 1ª Parceria Público Privada do setor de infraestrutura rodoviária do Brasil. A Concessionária Nascentes das Gerais venceu a licitação promovida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e assumiu a Rodovia MG-050, uma das principais ligações do Estado com São Paulo. Por esse sistema, a Concessionária faz investimentos na rodovia e em troca explora o pedágio e recebe uma contrapartida do governo estadual.

Em pouco mais de 3 anos, segundo a Concessionária, foram investidos R$ 233 mi no Sistema MG-050, que também abrange 22,3 km da BR-265 E 4,7 km da BR-491. Ainda de acordo com a Concessionária, até o fim deste ano, a rodovia deverá receber investimentos de R$ 110 mi. Todos os dias, cerca de 30 mil veículos passam pelos 371,4 km da MG-050. Ao longo de todo o trecho, existem 6 praças de pedágio, sendo 2 no trecho que passa pelo Sul de Minas. Veículos de passeio pagam pedágio no valor de R$3,70. O mesmo preço é cobrado por eixo de caminhões comerciais.

Fernão Dias

Rodovia Fernão Dias: 120 mil veículos por dia com pedágio de R$ 1,10

Já na BR-381 (Rodovia Fernão Dias), a Autopista Fernão Dias, concessionária do grupo OHL, administra o trecho entre São Paulo e Belo Horizonte desde fevereiro de 2008. Na principal via de acesso do Estado de São Paulo com a capital mineira, circulam 120 mil veículos todos os dias. Até dezembro de 2009, a  Autopista afirma ter investido R$ 335 mi no trecho. No Sul de Minas existem 4 praças de pedágio, em que os veículos de passeio pagam R$1,10. O mesmo valor é cobrado para os eixos de caminhões comerciais.

POLÊMICA PEDÁGIO

 
Integrantes da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos: cada viagem para BH custa até R$ 259. (Foto: Arquivo cooperativa)

Mesmo com todos os investimentos anunciados, o valor do pedágio cobrado na MG-050 é motivo de reclamação entre os usuários. A Cooperativa de Transportes Rodoviários de Passos tem hoje cerca de 80 veículos entre caminhões e carretas, que vão e voltam para Belo Horizonte todos os dias. "Nós  dependemos quase 100% da MG-050", diz Marcelo Daher Grilo, Presidente da Cooperativa. Cada viagem de ida e volta para BH, custa, em pedágios,  R$ 259 no caso de carretas bitrem e R$ 222 para carretas comuns. Mesmo com as carretas vazias e os eixos levantados, o preço cobrado é o mesmo.

Para o Presidente da Cooperativa, o atual estado da rodovia não é adequado para a cobrança de pedágio: "A rodovia MG-050 é uma rodovia com o traçado antigo, cheio de curvas, quebra molas e balanças para pesar os caminhões que já estão ultrapassadas, o que causa alto gasto de combustíveis e freios". E o  que seria preciso? "Precisa ser modernizada urgentemente, trocar o piso, pois só tapa buracos não resolve. É uma rodovia estreita para o tamanho dos atuais caminhões. Precisa tirar quebra molas, fazer passarelas, viadutos nos trevos, modernizar as balanças e por fim, aumentar os trechos com terceira faixa", diz Marcelo.

Opinião semelhante tem o Gerente de Vendas de uma multinacional, Ronaldo Donizeti Batista. Ele viaja em média 7 mil km por mês, quase sempre nas rodovias MG-050 e Fernão Dias: "O preço da Fernão Dias é justo porque tem duas pistas e não se fica atrás de caminhões. Mas na MG-050 eu nunca viajo tranquilo por causa das curvas e por não ter terceira pista. O preço é muito alto pelo custo benefício", diz ele.

Para a Concessionária Nascentes das Gerais, o valor cobrado pelo pedágio é justo, "pois ao compor o valor da tarifa são levados em consideração fatores como o fluxo de veículos, investimentos para a ampliação, adequação e manutenção das vias, entre outros". Ainda segundo a Concessionária, não se pode comparar a situação da MG-050 com a da Rodovia Fernão Dias: "No caso da MG-050, o contrato de concessão prevê investimentos de R$ 800 mi em obras que visam a melhoria do tráfego, segurança, conforto e atendimento ao fluxo de veículos. Enquanto que na Fernão Dias, antes do repasse à iniciativa privada, o Governo Federal investiu R$ 1,114 bi em obras de modernização e segurança".

AS MELHORIAS

MG-050

Apesar da polêmica e dos problemas que precisam ser resolvidos, as melhorias já começam a aparecer. "Hoje a sinalização já está melhor. Em Juatuba (região metropolitana de Belo Horizonte) a pista já é duplicada. E também há obras de terceira faixa ao longo da rodovia", assinala o Presidente da Cooperativa de Passos. No Sul de Minas, por enquanto, nenhuma grande intervenção foi feita na MG-050. Em São Sebastião do Paraíso, está em curso a duplicação da BR-491 e a construção de passagens superiores de pedestres e veículos. Também estão sendo construídos aproximadamente 11 km de terceiras faixas entre São Sebastião do Paraíso e Capitólio.

Trecho duplicado da Rodovia MG-050 próximo a Juatuba (MG): falta de 3ª faixa ainda é motivo de reclamação. (Foto: Nascentes das Gerais)

A Concessionária Nascentes das Gerais avalia que hoje a MG-050 apresenta um padrão muito bom de trafegabilidade, com boa sinalização e pavimento em condições de segurança: "Nos 2 primeiros anos de concessão foram concluídas obras de duplicação entre Juatuba e Mateus Leme e também terceiras faixas na região de Divinópolis. Além disso 170 km de pavimento foram recuperados, a sinalização horizontal e vertical foi implantada e também foi feita a roçada nas margens da rodovia. Até o fim de 2011, 50 km de terceiras faixas e 25 km de duplicações devem ser entregues".

BR-381 / Fernão Dias

Na Rodovia Fernão Dias, a Autopista Fernão Dias destaca que desde o início já realizou a recuperação de grande parte do pavimento, a implantação de sinalização vertical e horizontal, serviços de tapa-buraco, instalação de barreiras New Jersey, de denfesas metálicas e de tachas refletivas, entre outros. A concessionária avalia que a rodovia está no estágio de médio para bom nesta 1ª fase do período de concessão, que vai até o 5º ano. Além da manutenção da rodovia, a concessionária espera implantar até 2011 o Anel Viário de Betim (MG).

ACIDENTES

Uma boa notícia para quem usa a MG-050 e a Fernão Dias é que em ambas as rodovias as duas concessionárias afirmam que o número de acidentes caiu. Na MG-050, a Concessionária Nascentes das Gerais afirma que a redução foi de 22% no número de feridos e 15% no número de vítimas fatais, se comparados o mesmo período de 2010 com 2008. Na BR-381, segundo a Autopista Fernão Dias, a média de acidentes com óbitos caiu 25,6% e a de acidentes simples caiu 8,2% entre 2008 e 2010.

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