Roland Berger projeta excesso de capacidade na indústria de veículos no Brasil

Publicado em
11 de Novembro de 2013
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Potencial de produção chegará a 5,8 milhões de unidades/ano em 2017

Stephan Keese, sócio-diretor da Roland Berger, alerta para excesso de capacidade no parque de produção de veículos no Brasil. “As empresas presentes no mercado já têm instalações e processos suficientes para atender a demanda nos próximos três a cinco anos. Hoje a capacidade já está no patamar de 4,5 milhões de unidades por ano, enquanto a demanda de veículos leves nacionais se situa na faixa de 3,6 milhões”.

Dentro do investimento de R$ 74 bilhões em fábricas, produtos e processos, prometido pela Anfavea até 2017, cerca de R$ 25 bilhões estarão sendo destinados a elevar o potencial de produção local, que alcançará 5,8 milhões de unidades ao fim do Inovar-Auto, em 2017. “É possível antever um cenário de grande competição pela preferência do consumidor”, afirma Keese.

VEÍCULOS COMERCIAIS

Situação semelhante ocorrerá no segmento de veículos comerciais, que recebe os investimentos da DAF (US$ 320 milhões aplicados em Ponta Grossa, PR), da Shacman (R$ 400 milhões em Tatuí, SP), Foton Aumark (aporte de R$ 250 milhões em Guaíba, RS, para montar caminhões da Beiqi Foton de 3,5 t a 24 t).

Há também interesse pelo mercado local manifestado pela Sinotruk (os planos para unidade em Lages, SC, serão anunciados dia 25 de novembro), Yunlihong Motors (R$ 180 milhões em Camaquã, RS, para comerciais de até 8 t), Dongfeng e FAW.

A Mercedes acaba de anunciar aporte de R$ 1 bilhão no País e a MAN confirmou o já previsto R$ 1 bilhão para ampliar a unidade de Resende (RJ) e dar continuidade ao desenvolvimento da linha de comerciais Phevos (3,5 t a 9 t) e outros produtos.

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