Rodoviário Michelon opera bitrem especial

Publicado em
30 de Maio de 2011
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Um Volvo FH12 com caraterísticas técnicas especiais traciona composição de 9 eixos e 25 m de comprimento.

Dentro de um conceito de solução de transporte, a Volvo desenvolveu um cavalo mecânico 6x4 para atender especificamente a uma aplicação para o Rodoviário Michelon, tradicional cliente da marca. Ladair Michelon, diretor da empresa de transportes, desenvolveu um projeto de bi-trem de nove eixos, com capacidade para 42 e até 60 pallets, e PBT de 74 toneladas, e consultou a Volvo sobre um cavalo mecânico com o qual pudesse obter o máximo rendimento de seu implemento.

Após um período de avaliações e testes no Brasil e na Suécia, a Volvo desenvolveu um caminhão especial. É um FH12 420 com tração 6x4 de características rodoviárias e suspensão traseira a ar tipo boogie, dimensionado para oferecer o melhor rendimento possível com esse bi-trem de grande capacidade, atingindo um PBTC de 74 t e um CMT de 130 t, graças ao conjunto de eixos especiais.  O cavalo foi montado com uma cabina leito teto normal, tipo L2H1, e apresenta um entreeixos de 3.200 mm, mais curto que o standard para um chassi 6x4. Por causa desse entreeixos mais curto não foi preciso utilizar uma quinta roda deslizante.

A suspensão pneumática nos dois eixos traseiros, com quatro bolsas em cada eixo, facilita o engate do semi-reboque. Outro item considerado especial é o compressor de ar de maior capacidade, com secador de ar conjugado. Com transmissão Volvo VT2014, de quatorze velocidades, o trem-de-força é completado por eixos de tração com uma relação de 3,76:1, mais longa que na configuração standard e mais apropriada para aplicação rodoviária. Aliás, essa condição de estradeiro fez com que a Volvo disponibilizasse para o caminhão da Michelon a mesma relação de equipamentos e acessórios standard e opcionais dos veículos rodoviários 4x2. 

"Na qualidade de grande transportador logístico, a Michelon busca se diferenciar e oferecer a seus clientes maior eficiência e serviços superiores com equipamentos especiais, cabendo a nós, fornecedores, apoiar e fornecer soluções sob medida", enfatiza Cesar Neves, Gerente de Grandes Frotistas da Volvo do Brasil.

Bi-Trem Michelon
Com aumento do comprimento da composição de 18,50 m para 25 m e uso de um segundo acoplamento tipo quinta roda, basicamente, o projeto da Michelon prevê a troca do sistema tradicional de semi-reboques com dois eixos + dolly, por semi-reboques com três eixos com quinta roda integrada. Com as dimensões do baú desenhado por Michelon, a capacidade de carga líquida salta para 64 t, ou 92% maior que a de um semi-reboque de bebidas, com um PBT de 74 t. No caso de cargas volumétricas, a segurança é muito maior, pois não há possibilidade de estourar os limites legais de peso da legislação, com a capacidade passando de 28 para 42 pallets, cerca de 40% mais que o maior semi-reboque de três eixos, podendo chegar a 60 pallets, com a redução da altura dos pneus da composição.

"A idéia de um novo sistema de engate surgiu de muita observação com o que ocorria na Austrália, pela necessidade de aumentar a eficiência no transporte de carga industrializada", afirma Ladair Michelon. De olho na legislação, o empresário buscou assessoria no DER paulista para obter o registro do projeto, que conseguiu aprovar no Denatran. Especialistas da Universidade de São Paulo - campus São Carlos, também avalizaram tecnicamente o projeto, apontando que essa configuração é mais segura que as demais e, com sua distribuição de peso por eixo, é a que menos danos causa ao pavimento das estradas.

A partir do sucesso dessa nova composição Ladair Michelon espera sensibilizar as autoridades para sua regulamentação em todo o país. "Um senador da Argentina apresentou projeto de lei recentemente para regulamentar os bi-trens de até 25m e 74t naquele país. Temos que conseguir convencer as autoridades daqui também", declara. Segundo Michelon, com seu novo bi-trem é possível transportar até 37% a mais de carga, com melhor distribuição de peso, menor impacto ao pavimento, além de menor poluição por tonelada transportada. "Um jornalista já escreveu uma vez que os bi-trens são a salvação da safra no Brasil. Eu concordo totalmente, pois o custo Brasil fica mais barato com esse tipo de caminhão", destaca o empresário.

Para atender mais rapidamente suas necessidades de criação de novos equipamentos, Ladair acabou por criar a Utility Road, uma implementadora própria, de baixa capacidade porém altamente sofisticada, localizada em São Marcos, RS. É quase sempre daí que saem suas primeiras unidades. A própria Michelon pretende colocar em operação rapidamente mais quarenta unidades desse bi-trem.

Por conta da alta eficiência do equipamento, o cliente pode operar com estoque zero, mantendo tudo sobre rodas entre sua base e os centros de distribuição, caso promova uma dedicação exclusiva do equipamento a essa função, aliada a uma operação contínua 24 horas. O bi-trem da Michelon tem como uma de suas grandes vantagens a versatilidade na descarga, pois pode ser desdobrado em duas unidades, facilitando o trabalho na doca do cliente. Com dois compartimentos independentes, pode transportar ao mesmo tempo qualquer combinação de produtos entre climatizado, refrigerado, congelado e carga seca.

A questão da segurança também é privilegiada, pois a dificuldade de manobra e estacionamento da composição inibe o trabalho de ladrões. A dedicação do equipamento a uma operação exclusiva também reduz os riscos de contaminação, permitindo a eliminação de etapas supérfluas e reduzindo os controles e emissões de nota fiscal.

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