Rodovia entre Campinas e SP será alternativa para fugir de pedágio

Publicado em
28 de Junho de 2010
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A rodovia Tancredo Neves (SP-332), conhecida como "estrada velha de Campinas", que liga a cidade a São Paulo, deve atrair mais motoristas em fuga dos pedágios das rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Está previsto para setembro deste ano o fim das obras de recapeamento, implantação de terceira faixa e de sinalização da rodovia.

O motorista gasta hoje R$ 24,40 para se deslocar de carro entre as duas cidades, em uma viagem de ida e volta, seja pela Bandeirantes ou pela Anhanguera, que recebem juntas cerca de 750 mil veículos diariamente. Na estrada velha, o volume médio diário é de cem mil veículos. A Folha percorreu o trecho de Campinas até São Paulo (cerca de 106 km) pela via e constatou que o trajeto tem vários problemas, como a má sinalização.

Há alguns trechos sem acostamento, como na parte entre Louveira e Jundiaí. De Jundiaí até São Paulo, a estrada passa por diversas obras e já está praticamente toda recapeada. Os trechos de pior sinalização estão na saída, em Campinas, e em Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí.

Sem pedágio - Não há previsão de privatização e de instalação de pedágios na rodovia, que é administrada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de SP). O investimento feito é de R$ 113 milhões, segundo o governo paulista.

No ano passado, as obras foram paralisadas por denúncias de problemas ambientais. O DER e Ministério Público fizeram um acordo para reduzir os danos. Moradores elogiam as melhorias, mas há ressalvas como a da aposentada Alice de Freitas Santos, 67, de Franco da Rocha, que reclama da falta de passarelas. "A pista está ficando bonita, mas é difícil atravessar." 

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