Rodoanel tira 20 mil caminhões das ruas de SP

Publicado em
14 de Julho de 2010
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Redução dos veículos é também reflexo da restrição de circulação no centro expandido Passados mais de dois meses da inauguração do trecho sul do rodoanel, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estima que cerca de 20 mil caminhões deixaram de circular diariamente em São Paulo.

O órgão de trânsito avalia que outras medidas, como a restrição à circulação de veículos pesados no centro expandido, também influenciaram na redução de quase 10% do total de 210 mil caminhões que costumavam rodar pela cidade. A restrição aos caminhões completa dois anos de implantação neste mês.

Desde o segundo semestre de 2008, os caminhões não podem circular em na área de 100 km2 formada pelas marginais Pinheiros e Tietê, avenidas dos Bandeirantes, Professor Luís de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. A proibição vale de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e nos sábados, das 10h às 14h. A estimativa de redução dos veículos pesados foi feita com base no movimento de três vias: a avenida Bandeirantes e as marginais Tietê e Pinheiros.

A CET diz que, com a liberação do trecho sul do rodoanel, "houve uma transferência dos caminhões de passagem, permanecendo [na cidade] aqueles que são necessários para fazer o abastecimento e a distribuição urbana de mercadorias". Para o mestre em engenharia de trânsito pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) Sérgio Ejzenberg, o número é "coerente".

Ele lembrou que, mesmo com a inauguração dos futuros trechos leste e norte, a diminuição de caminhões em São Paulo não deve ser ampliada, porque a cidade continua necessitando de abastecimento e escoamento de produtos. - Estão retornando aos padrões anteriores [de caminhões]. Mas, para acabar com os congestionamentos, o único jeito é investir em TRANSPORTE público. Não tem outra solução. O principal é sumir com os carros.

Ejzenberg afirma que as três esferas de governo - municipal, estadual e federal - precisam focar no verdadeiro alvo: metrô e ônibus. - Há dinheiro, mas não há foco no problema. O consultor em trânsito Horácio Figueira concorda. Para ele, a prefeitura errou, há dois anos, ao restringir os caminhões na área do centro expandido e ao limitar ainda mais os horários de circulação desses veículos. - Foi um tiro no pé.

O cálculo da CET não deve considerar o aumento de VANS na capital com as restrições ao VUC (Veículo Urbano de Carga). Deve ter aumentado o número de veículos nas ruas e de viagens que eles fazem para entregar as cargas, o que polui ainda mais o ambiente. A gente precisa ver se são os 190 mil caminhões que causam confusão na cidade ou os 3,5 milhões de carro. A CET também registrou queda no número de ocorrências com caminhões na cidade. O percentual ainda é pequeno: redução de 9,84%.

Em 2008, a média diária de chamados para problemas com esses veículos foi de 108. Em caso de acidente, o tempo estimado para a retirada de um caminhão do local é de 30 minutos. A estimativa da CET é de que, a cada 15 minutos de interrupção no tráfego nas principais vias da cidade, surgem 3 km de lentidão.

Quanto ao possível aumento de restrições na cidade, principalmente na avenida dos Bandeirantes, a prefeitura informou que "está analisando o comportamento dos caminhões após a inauguração do novo trecho do rodoanel, mas ainda não definiu se haverá restrição à circulação dos caminhões na avenida".

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