Rodoanel melhora o fluxo do comércio

Publicado em
13 de Abril de 2010
compartilhe em:

Após a inauguração do trecho sul do Rodoanel, a melhoria no tráfego de veículos na avenida é visível.Mais do que melhorar o trânsito na Avenida dos Bandeirantes, o trecho sul do Rodoanel trouxe benefícios para um grupo específico da população que há décadas convive com os problemas do tráfego pesado na Bandeirantes: o comércio.

Os comerciantes locais afirmam que a diminuição do fluxo de caminhões resgatou a visibilidade das lojas que havia sido perdida ao longo dos anos. Segundo eles, as fachadas estavam escondidas atrás de verdadeiros muros de contêineres transportados por caminhões. Agora, a dúvida desses comerciantes refere-se à perenidade da melhoria no trânsito.

Há vários anos a avenida dos Bandeirantes se transformou em rota obrigatória para a passagem de caminhões entre o Porto de Santos e as rodovias que levam às cidades do interior de São Paulo e outros estados.


Em linhas gerais, o motorista utiliza o Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar em São Paulo. Na Capital, a viagem segue pela avenida dos Bandeirantes e depois pela marginal Pinheiros, para chegar ao início das rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Fernão Dias, Presidente Dutra e Régis Bittencourt. Para quem vai para Santos, o caminho é o inverso.

Com o passar dos anos (antes da construção do trecho sul), um volume imenso de caminhões ganhou a avenida dos Bandeirantes. Um levantamento do Instituto de Pesquisas Datafolha indicou a passagem de 1.427 caminhões das 16h as 17h (o horário de pico dos caminhões) na segunda-feira que antecedeu a inauguração da nova etapa do Rodoanel.

Antes do Rodoanel, a avenida dos Bandeirantes era utilizada como corredor de caminhões em direção ao litoral.Restrição - A Prefeitura até tentou limitar a circulação de caminhões em toda a cidade e apresentou uma restrição à circulação desses veículos das 5h às 21h. Diante da pressão da comunidade e dos setores envolvidos no abastecimento, a Bandeirantes e as marginais foram excluídas da restrição. O argumento das entidades contrárias à medida era que a restrição colocaria em risco o abastecimento de mercadorias na Capital e cidades do interior.

Para quem circula ou trabalha na região sul da cidade, o jeito foi aguardar a inauguração do trecho sul do Rodoanel. Após sua conclusão, como já se esperava, a obra, de fato, reduziu a quantidade de caminhões e melhorou o tráfego na Bandeirantes e nas marginais. O Datafolha retornou à Bandeirantes e verificou redução de 43% no fluxo de caminhões. Ou seja: das 16h as 17h passaram 816 caminhões na avenida.

Visibilidade - Por outro lado, o comércio apontou uma segunda melhoria, essa mais sutil, mas igualmente importante para os estabelecimentos: a visibilidade das lojas. Os sócios da loja náutica Base Mareconcult, Beto Lapietra e David Haddad Júnior, explicam que o fluxo menor de caminhões pôs fim à "barreira" de contêineres que havia no local.

"Por causa desse muro, a visibilidade da loja era menor e acredito que afastava o cliente. Com menos caminhões, a loja voltou a ter uma visibilidade que se perdeu ao longo dos 21 anos de existência da náutica", disse Júnior, que estuda a possibilidade de reformar o antigo estacionamento, na expectativa do aumento da clientela.

A melhora na visibilidade da fachada também foi comemorada pelo dono de uma loja de artigos eróticos, Antonio Carlos Menezes. Ele acredita que a clientela também vai aumentar. "As pessoas têm vergonha de entrar na loja. Com a avenida congestionada, acredito que a vergonha é maior. Com menos carros, acho que as pessoas deverão se sentir mais seguras", raciocina.

Camelôs - Até mesmo os camelôs uniformizados que trabalham na Rua Tupiniquins, quase na esquina da avenida dos Bandeirantes, comemoraram a melhora no trânsito. "Motorista de caminhão é humildão igual a gente e não compra a nossa mercadoria. Agora tem mais bacana", explicou o ambulante que se identificou apenas como Ricardo pitbull, de 37 anos.

Na opinião de alguns especialistas, a melhora no trânsito deve durar o tempo suficiente até a inauguração do trecho leste do Rodoanel, a próxima etapa da obra e que deve sair do papel a partir do próximo ano.

O ex-secretário de transportes do Estado no governo de Franco Montoro (1982-1986), Adriano Murgel Branco, aprovou a obra, mas ressalta que os benefícios devem durar, no máximo, quatro anos. "Daqui a pouco os carros ocupam os lugares dos caminhões e o problema retorna. Acredito que o período deverá coincidir com a inauguração do próximo trecho, o leste", disse.

O ex-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Nelson Maluf El Hage, também aprovou a obra e disse que é uma das mais importantes destinadas ao problema do trânsito na cidade. No entanto, ele salientou a necessidade da continuidade no trecho leste.

"Notei que no sentido marginal há um número maior de caminhões. Esse é um indício do fluxo de caminhões vindo da Dutra e que segue para o Interior. Por isso, é importante a continuidade da obra para retirar também o caminhão que vem do Rio pela Dutra" disse.

Mais de 100 mil caminhões já passaram pelo Rodoanel  (Logweb) 
                                
Em apenas oito dias após a abertura ao tráfego, o Trecho Sul do Rodoanel, SP, já registra movimento superior a 320 mil veículos em seus 61,4 km. Até o dia 8 de abril, um terço desse contingente era formado por caminhões, que já utilizam a nova rota para seguir ao interior do Estado ou litoral paulista sem passar pela Capital. No total, de 1º a 8 de abril, passaram pelo Trecho Sul cerca de 320 mil veículos.

Além dos motoristas que regularmente utilizam as grandes rodovias que cortam a cidade e, que ganharam tempo em suas viagens, a entrega do novo trecho do anel viário Mário Covas trouxe melhorias imediatas no trânsito da capital paulista. Estatísticas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registram no primeiro dia de funcionamento do Rodoanel melhora superior a 70% na fluidez de tráfego na Avenida dos Bandeirantes, conhecida rota de caminhoneiros que seguiam para a Rodovia dos Imigrantes com destino ao porto de Santos.

Para o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, a tendência é que a utilização do Trecho Sul do Rodoanel pelos caminhoneiros seja crescente. "Os caminhões que possuem outros destinos, que não a capital, não precisam mais entrar em São Paulo. Ganha o caminhoneiro, que não perde tempo em congestionamentos, e a população da Capital, que passa a ter melhor fluidez no tráfego urbano", considerou.

Mais rapidez e menos poluição - A maior obra viária da América do Sul, o Rodoanel Mário Covas, recebeu R$ 5 bilhões em investimentos e reordena o transporte de veículos de cargas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), facilitando o escoamento até o porto de Santos sem passar pela Capital. A obra também reflete na redução dos congestionamentos e nível de poluentes na cidade.

Com a inauguração do novo trecho, o motorista gasta apenas 58 minutos para percorrer 93,4 km dos trechos Oeste e Sul do Rodoanel. Vários tempos de viagens foram reduzidos. Por exemplo:

*Da Régis Bittencourt à Anchieta, de 1h30 para 28 minutos. Redução de 69%.

*Da Anchieta a Alphaville/Osasco, de 1h20 para 40 minutos. Queda de 50%.

*Da rodovia dos Bandeirantes para a Anchieta, de uma 1h20 para 45 minutos. Ou seja: a viagem também é 43% mais rápida.

DÚVIDAS FREQUENTES

Por que o Rodoanel não tem acessos ou retornos?

O Rodoanel é uma rodovia classe "zero" que não permite acesso à pequenas vias, estradas e avenidas, apenas grandes rodovias. Desse modo, além de evitar invasões às suas margens, também reorganiza melhor o tráfego. As rodovias classe "zero" têm um índice de acidentes 70% menor em relação à média das rodovias convencionais (abertas), justamente por inexistir grandes trechos urbanos, a exemplo de grandes vias expressas.

Por que o Rodoanel não tem retornos nem postos de gasolina?

Por ser uma rodovia classe "zero", não existem postos de gasolina nem retornos. Vale lembrar que o proprietário do veículo que tiver uma pane seca, em qualquer rodovia do país, é multado, de acordo com determinação do Código Brasileiro de Trânsito.

Em caso de pane ou qualquer outro problema no trecho Sul, como o usuário poderá receber o socorro?

Equipes da Polícia Rodoviária Estadual e do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAL) estão à disposição em vários pontos do trecho. Nos primeiros oito dias já foram realizados 431 atendimentos. E até o final do mês entrará em operação um sistema de monitoramento com câmeras para toda a rodovia, que irá acionar o atendimento imediato das equipes do SAU e do policiamento rodoviário.

O Rodoanel Sul vai ter pedágios? A partir de quando?

As tarifas de pedágio só serão cobradas após a concessão do trecho Sul do Rodoanel e a previsão inicial de cobrança é só para 2011.

Quantos guinchos há no trecho sul do Rodoanel?

Há cinco guinchos disponíveis para socorrer os usuários da rodovia.

Qual o telefone de atendimento ao usuário?

É o 0800 055 55 10 e atende 24 horas.

Em que pontos o Rodoanel é iluminado?

Assim como as outras rodovias, a iluminação existe em contornos, trevos e viadutos. Nas outras áreas, a sinalização horizontal e vertical é adotada de acordo com todas as normas técnicas exigidas - tais como os dispositivos que refletem a luz na divisão de pista do asfalto, conhecidos como ’olho de gato’ - de forma a garantir a segurança das viagens noturnas e/ou em dias com neblina.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.