Rodoanel, em São Paulo, é caminho mais vantajoso para caminhões

Publicado em
15 de Fevereiro de 2016
compartilhe em:

Em teste realizado pelo SPTV, comprovou-se que a utilização desse trajeto possibilita economia de combustível, pneus e freios

Mais de 10% dos caminhões que usam as avenidas de São Paulo como atalho para ir de uma cidade a outra, não precisam entrar na capital. Um teste realizado pelo SPTV mostrou que usar o rodoanel significa economia de tempo e dinheiro. Para o rodoanel ficar completo, falta concluir o trecho norte. As obras começaram em março de 2013 e devem terminar em junho de 2017.

Os caminhões usados no teste saíram de um ponto próximo à Rodovia Anhanguera e foram para o mesmo lugar, na Rodovia Anchieta. Um deles foi por dentro da cidade e o outro pelo rodoanel, andando 30 km a mais.

O motorista que foi por dentro da cidade encontrou trânsito pesado. Para chegar à Anchieta, demorou duas horas e vinte minutos a uma velocidade média de 24 km/h. O motorista que foi pelo rodoanel demorou metade do tempo: uma hora e vinte e três minutos, com economia de combustível, pneus e freios.

Para Sérgio Ejzenberg, especialista em mobilidade urbana, o rodoanel alivia o tráfego de caminhões, mas não é a solução, porque já está se transformando em uma grande avenida urbana.

"Ou a gente consegue retirar os automóveis da rua através de transporte de massa ou o rodoanel vai congestionar também e daqui a cinco, seis anos ser como a marginal era há dez anos", afirmou.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.