RJ será foco de grandes investimentos nos próximos anos

Publicado em
20 de Setembro de 2010
compartilhe em:

A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, além da exploração do Pré-Sal já começam a render frutos ao Estado do Rio de Janeiro, sobretudo no que diz respeito às áreas de infraestrutura portuária aeroportuária.

Segundo Jorge Luiz de Mello, presidente da CDRJ - Companhia Docas do Rio de Janeiro, R$ 1,6 bilhão será investido no Porto do Rio de Janeiro nos próximos quatro anos, tendo duplicada a capacidade para atender a demanda na movimentação de cargas e passageiros

De acordo com ele, as obras servirão para acompanhar o aumento das embarcações e a maior demanda de atracações no porto. Além disso, o porto também terá a sua capacidade ampliada para atender a demanda offshore das futuras explorações do pré-sal.

"A maior parte das atividades portuárias é feita por terminais privados e a participação do Brasil na economia mundial pela atividade portuária ainda tem muito a crescer. Ainda não fazemos parte das rotas marítimas principais e os nossos portos participam apenas dos 9% de linhas alternativas. Depois das obras, teremos no Rio a maior área contínua de porto da América Latina", analisa Mello.

Outra novidade na área portuária fluminense é que a Petrobras está estudando a construção de um porto em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto está em andamento e aguarda apenas o encerramento de uma negociação entre a companhia e a prefeitura para ser colocado em prática.

Segundo o diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o terminal será utilizado para receber equipamentos e escoar a produção do Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. "O porto será erguido na praia das Pedrinhas, onde há uma área adequada, mas que necessita de dragagem de 8,5 metros. Também está prevista a construção de uma rodovia de 20 quilômetros ligando a área até o Comperj", revela.

A primeira fase do Comperj prevê a construção de um módulo para a produção de 165 mil barris por dia de diesel até 2014. Em uma segunda fase, está prevista uma unidade para a produção de petroquímicos básicos, com início planejado para 2018.

A Petrobras planeja, ainda, outros investimentos, previstos para o período entre 2014 e 2016. No primeiro ano, a empresa deverá inaugurar o aeroporto New São Tomé, RJ, e o porto de Ubu, ES. Em 2015, será a vez de entrarem em operação um aeroporto e um porto em Santos, SP.

Por fim, em 2016, segundo o gerente geral de Exploração e Produção da companhia, Ricardo Albuquerque Araújo, deverão ser inaugurados um aeroporto em Itaguaí, RJ, e um porto em Itajaí, SC.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.