Duas Obras de Arte Especiais com altura de 5,40m limitam o acesso de cargas superdimensionadas, na principal rota entre Curitiba e o Porto de Itajaí.
A primeira é o Viaduto localizado no Km 664 + 100 na BR-376/PR. A segunda, o Viaduto localizado no Km 49+689, na BR-101/SC
Restrições como essa revelam o enorme desafio de se transportar cargas indivisíveis no Brasil, mesmo em trechos de rodovias concessionadas, onde não se consegue garantir um gabarito vertical mínimo nem de 5,50m.
Essas restrições dificultam o processo de obtenção de AET, obrigam as transportadoras a exaustivos processos de busca de rotas alternativas, situação agravada pela falta de apoio dos órgãos rodoviários e das concessionárias de rodovias que se limitam, nessas situações a requerer EVG – Estudos de Viabilidade Geométrica, transferindo o ônus das deficiências da infraestrutura ao setor produtivo.
Não seria o caso de órgãos e concessionárias disporem de um banco de dados dos transportes já realizados, que permita a busca das soluções já utilizadas ou até de rotas alternativas, questiona Eng.º João Batista Dominici, presidente da Logispesa?
Fica o questionamento e a dica.