Restrições ao tráfego de veículos de cargas durantes as Olimpíadas

Publicado em
19 de Março de 2016
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Empresa Olímpica Municipal (EOM) informa Plano de restrições à distribuição de cargas durante as olimpíadas no Rio de Janeiro.

As propostas da Prefeitura são as seguintes:

 - Atualmente, já existe um polígono com restrições à distribuição de cargas na cidade: área de cerca de 205 km², onde é impedida a circulação de cargas e operações de carga e descarga nos períodos de 6h às 10h e de 17h às 21 horas.

 Plano de restrições à distribuição de cargas

 - A Prefeitura propõe a expansão do polígono, incorporando as regiões da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, chegando até Deodoro. Nele, valeriam as mesmas regras do polígono atual.

 - Sua implantação foi proposta para o início de julho até o encerramento das Paraolimpíadas, no dia 18 de setembro (80 dias).

 -Serão implantadas Faixas Olímpicas com três tipos de classificação para facilitar o deslocamento das delegações pela cidade:

 *Dedicadas – uso exclusivo da “família olímpica”;

*Prioritárias – uso compartilhado com ônibus e táxis, uso da faixa BRS, quando possível;

*Compartilhadas – circulação compartilhada com o tráfego de demais veículos.

 - Segundo a EOM, a implantação das faixas torna necessária a restrição ao transporte de cargas, nas respectivas vias.

 

- Restrição do tráfego de navios na Baía de Guanabara entre 11h e 18h por mais de 40 dias, entre períodos de treinamentos e competições.

 

 Funcionamento do Porto do Rio de Janeiro

 

 - Proposta de restrição à circulação de caminhões na Avenida Brasil, entre a altura do Viaduto de Realengo e a Av. Francisco Bicalho, nos períodos de 6h às 10h e 16h às 21 horas.

- Ao contrário da restrição que vigora no polígono, haveria a possibilidade do uso de veículos menores para o transporte de cargas. Ainda não há definição sobre o tamanho máximo a ser permitido. No entanto, essa possibilidade não atende plenamente aos operadores portuários, por conta da dificuldade do transporte de cargas no período da noite e da alta demanda.

Cabe ressaltar que a FETRANSCARGA, representando os Sindicatos da base territorial do Estado do Rio de Janeiro, está participando das reuniões com a Empresa Olímpica Municipal, como também de um Grupo de Trabalho liderado pela FIRJAN, onde estamos apresentando diversas sugestões para a Prefeitura, no sentido de reduzir os impactos que o TRC sofrerá com todas as restrições apresentadas.

 

Para melhor ilustrar, seguem, abaixo, as sugestões apresentadas pelo grupo de trabalho que estão sendo analisadas pela Prefeitura:



1 – Adiar o início das restrições ao polígono estendido e à Avenida Brasil para um período mais próximo ao início dos Jogos Olímpicos (última semana de julho).

2 – Liberação da movimentação de cargas em Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e Veículos Utilitários de Carga (VUtCs), em toda a área a sofrer restrições.

3 – Durante o período de vigência da restrição da Avenida Brasil, permitir o acesso ao Porto do Rio de Janeiro até as 7 horas. Adequar o segundo horário de restrições de acesso para o período de 17h às 20h e liberar o trânsito, na Avenida Brasil, de caminhões de até 3 eixos.

4 – Implantação do programa Choque de Ordem no bairro do Caju, para garantir que os acessos ao porto não sejam bloqueados por ocupações irregulares.

5 – Reforço do policiamento noturno, pela Polícia Militar, garantindo segurança na janela noturna para recepção e expedição de cargas pelos terminais.

6 – Atuação conjunta (EOM, Prefeitura e Governo do Estado) para garantir, por parte do governo federal, o pleno funcionamento do programa Porto 24 horas.

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