"Restrição não será para todos os caminhões", diz Pedro Lopes, presidente da Fetrancesc

Publicado em
26 de Novembro de 2013
compartilhe em:

Veículos pesados serão orientados a não circularem nos finais de semana em horários de pico

Nem todos os caminhões receberão recomendação da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) para não circular na BR-101 em horários de pico na temporada de verão, como foi debatido em reunião com o governador Raimundo Colombo na manhã desta segunda-feira. O presidente da federação, Pedro Lopes, diz que a recomendação será enviada apenas para veículos maiores.

Diário Catarinense — A recomendação será enviada a que tipos de caminhões?
Pedro Lopes — Apenas para os acima de 19,8 metros, como as cegonheiras. São os mesmo que já tem restrições para circular em feriados por portaria da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Vamos fazer a mesma restrição para caminhões do Paraná e Rio Grande do Sul. Faremos apenas para esses porque são os que têm o maior impacto.

DC — No ano passado a restrição foi apenas para esses?
Lopes — Não, foi para todas. Nosso levantamento diz que 12 ou 15% desviaram para a BR-116. Em todo o ano, 40% de veículos na pista da BR-101, em média, são caminhões. Desses, 10%, no máximo 15%, são os que receberão a restrição.

DC — O senhor não acha que os outros caminhões também causam problemas no trânsito?
Lopes — Não. Eles são mais seguros e ocupam o espaço quase de um ônibus ou uma caminhonete maior. Além disso, entre janeiro e dezembro a maioria não faz transporte de cargas. A restrição aos maiores já faz a diferença.

DC — Antes dessa reunião o Fetrancesc já iria recomendar a restrição?
Lopes — Não, mas vimos a preocupação do Governo. O que aconteceu é que no ano passado foram feitas a promessas de melhoria em vias alternativas que não foram cumpridas. Mas o governador pediu hoje (segunda-feira) as melhorias para o desvio dos caminhões.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.