Restrição a caminhões no Morumbi começa hoje

Publicado em
27 de Setembro de 2010
compartilhe em:

Veículos pesados estão proibidos em determinados horários na região

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) amplia a partir de hoje, para mais dez avenidas da região do Morumbi (zona oeste de São Paulo), a restrição à circulação de caminhões. Ainda não foi definido quando será cobrada a multa, de R$ 85,12, para quem desrespeitar a regra.

A proibição vale entre as 5h e as 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados. A intenção é forçar o uso do trecho sul do Rodoanel por caminhoneiros que pretendem chegar ao porto de Santos (72 km de SP), evitando que as vias da capital sirvam como rotas de fuga. Na última terça-feira, a CET informou que as avenidas Giovanni Gronchi, Morumbi, Doutor Guilherme Dumont Villares e Jorge João Saad teriam o tráfego bloqueado a caminhões.

O mesmo ocorreu com as avenidas Jornalista Roberto Marinho, Afonso d’Escragnole Taunay, dos Bandeirantes e marginal Pinheiros. Na quinta-feira, foi a vez de incluir as avenidas Francisco Morato, Doutor Luiz Migliano e Jacob Salvador Zveibel e as ruas Engenheiro Oscar Americano, Padre Lebret e Jules Rimet nas restrições.

Depois de protestos de empresas ligadas ao setor de transporte, a CET abriu exceções para caminhões que carregam produtos alimentícios perecíveis, mudanças e produtos de construção civil.

Eles serão liberados a circular na área da restrição após fazerem cadastro no DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário). A avenida Francisco Morato é a única fora das exceções.

"Se tirarmos os caminhões de passagem das ruas, haverá mais fluidez, e isso não é feito só com o Rodoanel, mas com ferrovias revitalizadas", diz Franco Peixoto, professor e pesquisador do Centro Universitário da FEI.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.