Restrição a caminhões em Campinas-SP entra em fase final de análise

Publicado em
24 de Novembro de 2010
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A Secretaria Municipal de Transportes de Campinas prepara a nova regulamentação para carga, descarga e circulação de veículos pesados na cidade. A resolução deve ser aprovada até o final de dezembro, mas não será aplicada imediatamente. O órgão vai fornecer um prazo de alguns meses para que todos se adequem às novas regras. Na tarde de ontem, o secretário municipal de Transportes Gerson Bittencourt, representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), e de montadoras de automóveis e redes de combustíveis se reuniram para discutir as diretrizes propostas. Três pontos foram levados em consideração - as características das vias, os horários de carga e descarga e o tamanho do veículo.

Os representantes dos setores interessados têm até o final da próxima semana para fazerem suas considerações em relação ao projeto da Prefeitura. A Administração também pretende estimular a utilização do anel de integração Engenheiro Rebouças, que será implantado entre o corredor central (compreendido pelas avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva, Moraes Salles e Rua Irmã Serafina) e o anel de contorno composto por sete rodovias que circundam Campinas.

Entre as diretrizes do projeto estão a proibição da circulação de veículos acima de 14 metros de cumprimento das 6h às 20h nas vias centrais compreendidas no interior do anel de integração e do Corredor Central. No anel viário e nas vias do corredor será permitida a circulação de veículos de carga de até 6,30 metros de comprimento das 6h às 20h. Veículos acima de 6,30 metros e até 14 metros, como caminhões tanque, de caçambas e cegonhas, poderão circular no mesmo trecho das 20h às 6h.

As exceções ficarão para os caminhões de mudanças, as betoneiras (concreto e carro bomba) e de frigoríficos, que poderão circular das 9h às 16h, mediante autorização da Emdec. "Atualmente as restrições estão só no Corredor Central. Vamos ampliar para outras áreas, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana", disse Bittencourt.

O valor a ser investido ainda não foi calculado. "Essa é uma versão inicial da proposta, vou dar um prazo para os interessados tirarem suas dúvidas. Estamos abertos a conversar com todos os setores interessados", afirmou.

A coordenadora de transportes da Shell, Luciane Machado, disse que, em uma análise rápida, a proposta não causaria muito impacto para a empresa. "Os nossos caminhões só podem parar dentro do pátio dos postos, não temos problemas com carga e descarga. Mas claro que precisamos fazer um estudo apurado", disse. O diretor da Tiga - representante da Kia em Campinas -, Marcelo Pita, também não vê problemas nas normas. "A regulamentação do trânsito é boa para todos."

O número - 6 horas. Horário de início da restrição a caminhões acima de 14 metros nas vias centrais de Campinas, conforme projeto da Prefeitura. A liberação do trânsito para esses veículos está prevista para as 20h.

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