Relatório recomenda teste de restrição em via saturada

Publicado em
03 de Setembro de 2012
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Um estudo desenvolvido por técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sugere o teste de controle de acesso de trânsito a áreas já saturadas, que podem vir a resultar em restrições de veículos. Um dos critérios para adotar tal controle de acesso levaria em consideração a quantidade de passageiros transportados.

A NT (Nota Técnica) 225 foi produzida para discutir a fiscalização automática do trânsito como forma de melhorar a segurança e mobilidade na capital. Tais estudos não são, necessariamente, colocados em prática. Porém, podem vir a dar embasamento teórico para futuros projetos.

O relatório foi produzido levando em consideração os radares existentes na capital e as tecnologias empregadas, em especial a LAP (leitor automático de placas).

Eles são empregados, em geral, para monitorar a velocidade. Balanço da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) relativo ao primeiro semestre deste ano indica que eles são responsáveis por 72,9% das infrações flagradas na capital. De janeiro a junho foram aplicadas 4.840.417 multas em toda cidade, sendo 3.528.308 por equipamentos eletrônicos. Outras 930.326 foram por agentes de trânsito; a PM aplicou 381.783 infrações.

Estudo de vias

Segundo os autores do estudo, as informações captadas pelos radares poderiam também ser empregadas para desenvolver planejamento viário e urbano.

Uma das sugestões para reduzir os congestionamentos é a de monitorar quais são as rotas e horários que não estão saturados e possuem capacidade disponível de circulação. Porém, eles dizem que áreas residenciais devem ser preservadas.

Outra possibilidade do emprego do radar, segundo o relatório, é o de coletar informações de tráfego tais como velocidade instantânea desenvolvida pelo veículo, comprimento deles e o espaço que ocupam nas vias.

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