As regras para dimensionamento e qualificação de batedores credenciados para escolta de cargas com peso e/ou dimensões excedentes variam de órgão para órgão e de estado para estado. Confira abaixo as tabelas para dimensionamento de escolta dos principais estados e do DNIT.
Escolta em Rodovias Federais (DNIT)
Nas rodovias federais é obrigatório o acompanhamento por batedores credenciados pela PRF sempre que o peso e dimensões finais do conjunto transportador (veículo + carga) ultrapassam os seguintes limites:
- comprimento, acima de 30,0m
- largura, acima de 3,20m
- altura, acima de 5,0
- excesso dianteiro, acima de 1,0m
- excesso traseiro, acima de 1,0m
- PBTC, acima de 100,0t
Escolta em Rodovias Estaduais Paulistas (DER-SP)
Nas rodovias estaduais paulistas é obrigatório o acompanhamento por batedores credenciados pela PRF e certificado pelo DER-SP, sempre que o peso e dimensões finais do conjunto transportador (veículo + carga) ultrapassam os seguintes limites:
- comprimento, acima de 30,0m
- largura, acima de 3,20m
- altura, acima de 5,0
- excesso traseiro, acima de 3,0m
- PBTC, acima de 74,0t
Confira a Tabela Completa para Dimensionamento e Qualificação de Escolta Credenciada e da PRF, em rodovias federais e diversos estados:
- Rodovias Federais (Resolução 11/22)