Regra para alongar contratos deve sair até setembro

Publicado em
21 de Agosto de 2017
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Após o governo federal cassar do Grupo Galvão a concessão de um trecho da BR-153 entre Goiás e Tocantins, o Ministério dos Transportes deve acelerar a publicação de uma medida provisória que vai permitir alongar o prazo para que as concessionárias concluam as obras nas rodovias previstas nos contratos. A MP está sendo finalizada pelos técnicos do governo, e a intenção é publicá-la até o fim deste mês ou início de setembro.

O objetivo é evitar que as concessões de rodovias sejam devolvidas ou cassadas, por descumprimento do prazo de investimentos. A MP vai permitir estender o cronograma para que concessionárias que venceram leilões de rodovias no governo da ex-presidente Dilma Rousseff concluam obras de duplicação das estradas. Pelos contratos, o prazo para duplicar o trecho concedido é de cinco anos. Esse prazo deve ser dobrado.

Sem financiamento do BNDES, em meio à crise econômica e com algumas empresas investigadas pela operação Lava-Jato, a maioria das concessionárias não vai conseguir cumprir os prazos originais para a realização dos investimentos. Em algumas situações, nenhuma obra foi executada.

A dilatação do prazo para investimentos é um pleito das empresas. O argumento que o governo deve usar para justificar a ampliação do cronograma é que os processos de cassação e de devolução amigável de uma concessão são lentos, o que prejudica os usuários.

Além disso, integrantes do Ministério dos Transportes justificam que é necessário repactuar os contratos, porque o movimento nas rodovias foi reduzido em até 30%. Por outro lado, as concessionárias terão de reduzir as tarifas de pedágio, já que o preço por elas cobrado pressupõe a conclusão das obras em um prazo mais curto.

As principais beneficiadas serão a Via 040 (BR-040, em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal), MS Via (BR-163, em Mato Grosso do Sul), Rota do Oeste (BR-163, em Mato Grosso), Concebra (BRs 060,153 e 262, em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal) e MGO (BR-050, em Minas Gerais e Goiás). Todas essas rodovias foram licitadas durante o governo Dilma.

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