Região ainda sem restrição a caminhões

Publicado em
13 de Dezembro de 2010
compartilhe em:

O Grande ABC segue sem planos de restringir caminhões nas principais vias da região - pelo menos a curto prazo.
Segundo informações das prefeituras, além de Diadema, apenas São Caetano controla o tráfego de caminhões pelo Centro da cidade, e só em horário comercial. A administração municipal informou que "é aberta exceção apenas para caminhões de carga ou manutenção que tenham solicitado autorização ao departamento com antecedência."

A região tem sentido aumento no número de veículos pesados desde que a Prefeitura de São Paulo decidiu restringir o horário de tráfego de caminhões em algumas das principais vias da Capital.

Em agosto, a medida foi ampliada e os veículos pesados ficaram proibidos de rodar em locais como a Marginal do Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes de segunda a sexta feira, das 5h às 21h e aos sábados das 10h às 14h. Em setembro foram incluídas mais dez vias na região do Morumbi. Apenas caminhões com até 6,3 metros de comprimento e alguns ramos de atividade estão livres. A multa por descumprimento é de R$ 85,12 e rende quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A Prefeitura de São Caetano informou que notou "um aumento no volume desses veículos nas principais vias e nas que cortam o município, porém, tal número foi pouco significativo, número irrelevante para a tomada de ações para restringir o tráfego de caminhões."

As outras gestões do Grande ABC ainda estão estudando o impacto que as mudanças estão provocando no tráfego, mas admitem que o número de veículos pesados vem crescendo depois da medida implementada pela Capital.

A política adotada pela Prefeitura de São Paulo aponta o Trecho Sul do Rodoanel como alternativa, o que tem deslocado mais veículos para o Grande ABC.

Diadema quer iniciar a regra para veículos pesados neste ano

Diadema já registrou crescimento de 20% no fluxo de veículos pesados, desde que a Prefeitura de São Paulo iniciou, em São Paulo, a restrição de caminhões na Avenida dos Bandeirantes e Marginal do Pinheiros. Por conta desse aumento, a administração municipal estuda a possibilidade de restringir a passagem de veículos acima de seis toneladas em vias do Centro.

De início, a proibição atingirá vias estreitas que registram grande tráfego de caminhões, como as avenidas São José e Nossa Senhora das Vitórias e a Rua Izaurino Lopes da Silva. O controle será feito por meio de equipamentos de fiscalização eletrônica. A administração municipal informa que a intenção é iniciar a restrição ainda neste ano. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a frota de caminhões licenciados em diadema passou de 2.512 em 2001 para 3.690 neste ano aumento de 46,9%.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.