Reembolso por quilometragem não traz vantagens para as empresas

Publicado em
31 de Janeiro de 2018
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Prática comum no Brasil, o reembolso por quilômetro percorrido pode parecer, à primeira vista, o recurso ideal, porém, muitas questões devem ser levadas em consideração pelas empresas para escolherem qual a melhor modalidade para sua frota.
 
De acordo com o diretor da Arval Brasil, Walter Kirschner, a frota representa uma das cinco principais despesas das empresas e, por isso, é fundamental que elas estudem bem o seu negócio para optar por um modelo que lhes sirva.
 
“Alguns administradores têm a impressão de que um programa de reembolso de funcionários custa menos do que fornecer veículos pela empresa. Mudar a responsabilidade de obtenção do veículo da empresa para os funcionários pode parecer uma boa maneira de reduzir custos. Todavia, um exame mais aprofundado mostra que isso pode não ser verdade”, comenta.
 
Kirschner informa que as empresas precisam avaliar mais do que o custo do gasto momentâneo com a frota. “Se a companhia realmente gasta menos ao reembolsar o motorista do que manter a frota, seja própria ou terceirizada, é porque seus funcionários estão bancando custos ocultos. Na verdade, após uma análise aprofundada, o reembolso pode realmente ser a opção mais dispendiosa e prejudicar diretamente a produtividade dos funcionários e a imagem corporativa no mercado”.
 
O executivo lembra que a prática do reembolso pode trazer implicações futuras trabalhistas, financeiras, previdenciárias e até jurídicas. Confira algumas razões para fugir desta prática:
 
• Uso de veículos dos colaboradores aumenta a exposição a riscos de responsabilidade civil;
• Contratação de um seguro, possivelmente, inadequado;
• Custos que deveriam ser da empresa – desde a compra até a manutenção – são repassados aos funcionários;
• Risco de reclamações trabalhistas futuras, incluindo as despesas como de natureza salarial;
• Diminuição da produtividade do colaborador para manutenção do veículo, por exemplo;
• Menos controle no nível de segurança dos carros utilizados;
• Queda na retenção de talentos, pois oferecer um veículo é um benefício altamente desejado.
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