Redução Mútua do Risco no Local da Obra

Publicado em
07 de Junho de 2010
compartilhe em:

Na obra, todos devem estar alerta quando trabalhando próximo de içamento de cargas com guindastes. Isto é o que se chama “redução mútua de risco”.

Na fase inicial de implantação de qualquer projeto, seja de construção civil, química, petroquímica, naval ou qualquer que seja, em que equipamentos de movimentação de cargas são usados e em especial os guindastes, devemos levar em consideração as necessidades específicas quanto a segurança destes equipamentos e da área ao seu redor.

Primeiro, o pessoal da segurança deve saber, que tipos de içamentos com seus respectivos pesos e dimensões serão realizados.

Segundo, devem checar o peso da carga, altura e raio de operação de cada içamento, ou seja o plano de rigging de cada movimentação. Isto é fundamental para o isolamento da área e procedimentos de emergência.

Terceiro, deve ser levado em consideração o tipo e o tamanho do guindaste que será mobilizado para o site de modo que a área esteja preparada não só para o içamento propriamente dito, mas para a montagem da máquina, preparativo das peças à serem içadas e área de contingência, culminando assim com um içamento seguro.

Quarto, conscientizar de suas responsabilidades através de dds’s, palestra, treinamento ou qualquer outro meio, todos os colaboradores que estarão trabalhando diretamente na operação e nas proximidades.

Quinto, emitir a P.T. e fiscalizar, fiscalizar, fiscalizar...

“Se o limite de velocidade de uma determinada estrada é 80km/h, porém se sabemos que não há radar, todo mundo anda a 120km/h ou mais. Mas se sabemos que há um radar, todo mundo passa nos oitentinha.” Não é verdade? Porquê será? A resposta é fiscalização meus amigos!

Então o segredo é fiscalizar! Procedimentos, normas, diretrizes, é tudo muito bonito, mas sem fiscalização não adianta nada.

Dicas para a redução do risco mútuo:

· Assegure que todo pessoal envolvido na operação entende seu trabalho, responsabilidades e absoluta necessidade de 100% de comprometimento com a segurança sua e de seus pares.

· Sómente pessoal com experiência, treinado e qualificado em operações com guindastes, sinalização e rigging deve ser permitido nas operações de içamento. Este não é um terreno para amadores nem aventureiros.

· Planeje rotas de emergência, áreas de agrupamento para evacuação, áreas de descanso, para fumo, refeições e sanitários. Isto ajudará a manter o pessoal geral da obra longe da área de operação.

· Lembre-se, guindastes não são brinquedos gigantes; eles são ferramentas que fazem com que a indústria da construção alcance os objetivos do projeto. Eles devem ser respeitados e não menosprezados.

· Segurança é responsabilidade de todos; não confie a sua, apenas ao pessoal de segurança da aobra. Seja proativo e faça sua parte. Fiscalize você também.

· Fiscalize...sempre.

· Seguindo apenas algumas diretrizes, podemos alcançar altos níveis de segurança na obra e redução mútua do risco através do pré-planejamento dos projetos e treinando nossos colaboradores em operações com guindastes e movimentação em geral

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.