Quem é a dona do maior avião do mundo que pousa hoje em Guarulhos

Publicado em
15 de Novembro de 2016
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A fabricante e dona desse colosso é a Antonov Airlines, que já transportou foguetes, cargas militares e geradores de energia

São Paulo – O maior avião do mundo, o Antonov An-225, está atualmente em solo brasileiro. Ele pousou hoje no aeroporto de Viracopos, Campinas, de onde voará para o aeroporto de Guarulhos.

O seu destino final é Santiago do Chile, para onde o avião está transportando um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial.

É a segunda vez que a aeronave pousa no Brasil: a primeira foi em 2010. A operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves, disse o comandante Miguel Dau, diretor de Operações da GRU Airport, à Veja São Paulo.

A fabricante e dona desse colosso é a Antonov Airlines, companhia aérea ucraniana de transporte de cargas. E não são cargas comuns: foguetes, cargas militares, refeições para um exército inteiro e geradores já voaram com seus aviões por todo o mundo.

Baseada no aeroporto de Gostomel, perto da capital ucraniana Kiev, é uma das poucas especializadas no transporte de grandes cargas, que não cabem em um avião tradicional.

Ela começou a operar em 1988, para fabricar e comercializar aviões gigantes de carga para a União Soviética.

A companhia aérea é uma subsidiária da Antonov StC, companhia estatal. Em 2015, foi transferida do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Comércio para a Ukroboronprom, Indústria de Defesa da Ucrânia, também estatal.

Gigante nos ares

O avião Antonov 225, com 84 metros de comprimento, 18,1 de altura e 88,4 de envergadura, é único no mundo. Ele levou quatro anos para ser construído, de 1984 a 1988, para transportar o ônibus espacial soviético Buran.

Tem capacidade para carregar até 250 toneladas, muito mais que os concorrentes Boeing 747-800, que aguenta 140 toneladas e o Airbus 330, que leva até 65 toneladas.

Um segundo avião do tipo começou a ser construído. No entanto, com o colapso da União Soviética, em 1991 e o fim do programa do ônibus espacial, a fabricação foi cancelada.

A aeronave parou de voar em 1994, mas voltou a ser usada, depois de ser inteiramente reformada, em uma nova parceria. Em 2006, a Antonov se uniu à russa Volga-Dnepr Airlines em uma joint venture. Hoje, as duas empresas operam a frota de An-124 e o An 125.

Contratar os serviços do Mriya começam em cerca de US$ 300 mil, informa o site Airway. Além de grandes cargas comerciais, o An-225 também já foi direcionado para para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e o tsunami que atingiu o Japão, em 2011.

O pouso do avião em Viracopos foi transmitido pel Facebook do aeroporto.

Também será divulgado pelo aeroporto de Guarulhos quando ele chegar por lá, às 23h30. Assista no link abaixo.

Carga preciosa

O An-225 irá carregar, para o Chile, um transformador trifásico de energia. O montante de energia transmitido por este transformador a plena carga é o suficiente para alimentar 65 mil domicílios.

É o equipamento do tipo mais pesado transformador a ser transportado pelo ar e foi especialmente desenvolvido levando em consideração as proporções da aeronave.

Ele tem 155 toneladas, que equivale a 135 carros médios. Com todos os seus acessórios, chega a pesar 250 toneladas.

O aparelho foi construído pela multinacional suíça ABB na sua fábrica em Guarulhos. A companhia, que tem mais de 130 anos, opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários.

Transformador ABB, que será transportado pelo avião An-225 para Santiago, no Chile

Transformador ABB, que será transportado pelo avião An-225 para Santiago, no Chile (Divulgação)

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