Tem aquele que é feito para o perímetro urbano, ou aquele que é recomendado para longas distâncias.
O importante é que, antes de escolher um determinado modelo, você tenha em mente quais são as necessidades da sua empresa. Assim, a escolha do tipo de caminhão será mais certeira, garantindo a otimização da logística e segurança da carga.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor veículo para sua operação, confira a lista, a seguir!
3/4 ou VUC (Veículo Urbano de Carga)
O caminhão ¾, também conhecido como VUC, é de menor porte e indicado para circular em áreas urbanas. Seu peso – já com carga – não pode passar de 3 toneladas, e as suas medidas se limitam a 2,2 metros de largura e 7,2 metros de comprimento.
Ele se adequa muito bem ao transporte de cargas pequenas em regiões com trânsito intenso.
Toco ou Caminhão Semipesado
Esse modelo de caminhão também é bastante usado na área urbana; porém é um veículo maior, com dois eixos. Seu peso bruto total chega a 16 toneladas e tem, no máximo, 14 metros de comprimento.
O caminhão toco pode ser aplicado como baú para mudanças e transporte de carga seca, mas também pode virar caminhão caçamba para levar areia, pedra e terra.
Truck e Bitruck
O Truck tem como característica um eixo dianteiro e outros dois eixos na carroceria; o que permite transportar mais carga, podendo chegar a quase 14 toneladas. O seu comprimento máximo permitido é de 14 metros.
No caso do Bitruck, o número de eixos aumenta para dois dianteiros, mais dois traseiros. O mais comum é encontrá-lo nas configurações 8x2 ou 8x4, ou seja, tração em duas ou nas quatro rodas traseiras. Sua capacidade de carga é de até 22 toneladas.
Cavalo mecânico (simples ou trucado)
O cavalo mecânico diz respeito ao conjunto que contempla cabine, motor e rodas de tração. É ele que transporta a carreta, conectada com o uso de um engate na quinta roda. Esse caminhão pode ser simples ou trucado. A diferença está na quantidade de eixos na traseira e em quais recebem tração.
A questão de capacidade de carga também varia conforme a quantidade de eixos do semirreboque.
Reboques e semirreboques
Este é um tipo de veículo pesado mais usado para longos percursos e transporte de cargas maiores. São três os tipos principais de carreta: com dois ou três eixos e cavalo trucado. As duas últimas, por exemplo, são mais usadas em regiões perto de portos.
A carreta de três eixos tem capacidade de até 23 toneladas e mede 18,5 metros de comprimento.
Bitrem sete eixos
O bitrem possui sete eixos, o que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. É um veículo grande, sendo que pode chegar a 30 metros de comprimento.
Bitrem e Rodotrem com 8 ou 9 eixos
A diferença dele para o bitrem é que este vem com três articulações. Com isso, pode ter uma carga bruta total de 74 toneladas. Devido ao seu porte, sua circulação é mais restrita em relação ao bitrem.