Quais são os desafios de quem precisa contratar frete para transporte de cargas indivisíveis, superpesadas e superdimensionadas, no Brasil?

Publicado em
29 de Agosto de 2020
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Listamos abaixo uma relação dos principais problemas enfrentados por quem produz, compra, importa, exporta, ou apenas faz uso de bens, máquinas, equipamentos, peças e outros itens que, dado seus pesos e ou dimensões anormais, dependem da contratação de empresas e veículos especializados para o transporte. E para sua empresa, qual é ou quais são os maiores desafios?

  • É a segurança da carga?
  • É o não atendimento aos prazos contratuais?
  • É o preço do frete?
  • É a falta de informação sobre as limitações da infraestrutura rodoviária com dezenas de pontes e viadutos com limitação de capacidade portante?
  • É o risco de multas por excesso de peso ou descumprimento das exigências legais?
  • É o custo com taxas e tarifas pelo uso da via, como TUV, TAP, Pedágio?
  • É a falta de informação sobre o processo de obtenção de AET e operacionalização do transporte?
  • É o excesso de burocracia?
  • É a demora para obtenção de AET's?
  • É a falta de fiscalização?
  • É a baixa digitalização dos órgãos que emitem AET?
  • É a insuficiência de batedores policiais?
  • É a dificuldade para agendamento de Escolta Policial?
  • É a falta de regras claras e transparentes na maioria dos Estados?
  • É o desconhecimento dos custos relacionados à operação do transporte de cargas superpesadas e supérdimensionadas?
  • É o desconhecimento de quanto, por exemplo, o Estado de São Paulo cobra só à título de Tarifa Adicional de Pedágio para trânsito de veículos transportando cargas com PBTC acima de 45 toneladas?
  • É o desconhecimento, de que no Estado de São Paulo, além da taxa de expediente da AET, o DER-SP e Concessionárias de Rodovias Paulistas, ainda cobram Pedágio, Tarifa Adicional de Pedágio (TAP), Acompanhamento de Travessia, e por Operações Especiais, que chegam a mais de 20 mil Reais?
  • É a falta de conhecimento sobre a frota de veículos existente no país, especializada para o transporte de cargas excedentes?
  • É a falta de conhecimento sobre como é feito o dimensionamento do veículo?
  • É o pouco ou nenhum conhecimento sobre o funcionamento dos veículos com suspensão hidráulica (linhas de eixos)
  • É a baixa capacitação da maioria das transportadoras para lidar com a complexidade do transporte de cargas superpesadas e superdimensionadas?

Não é nenhum exagero afirmar que para a grande maioria dos tomadores de frete de cargas excepcionais são todas ou quase todas as alternativas acima.

Portanto se você acha que alguma das alternativas acima se aplica à sua empresa. saiba, como consolo, que você não está sozinho, mas que alguma coisa é preciso ser feita, e, com urgência.

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