Os veículos e combinações de veículos usadas no transporte de pás eólicas, em rodovias federais, de acordo com a PORTARIA Nº 1.496, de 6 de outubro de 2015, devem obedecer aos seguintes critérios e exigências:
1. para comprimento superior de 55,01m até 75,00m, os eixos do reboque ou semirreboque devem ser direcionais e hidráulicos e o conjunto transportador deve ser acompanhado por duas escoltas devidamente credenciadas pela PRF.
Fonte: Facchin. Nota: a suspensão do semirreboque acima é totalmente pneumática e dotada de quadro com ralas acionadas hidráulica e eletronicamente
2. para comprimento superior de a 75,00m, todos os eixos do reboque ou semirreboque devem ser direcionais e o conjunto transportador deve ser acompanhado por duas escoltas credenciadas, acrescidas de uma escolta da Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: Santin
3. para os deslocamentos que exigirem operações especiais, tais como, inversão de pista, bloqueio de acessos, tráfego na contramão e remoção de sinalização, deve o transportador estabelecer, previamente, o plano de trafegabilidade junto à PRF, a fim de garantir a segurança dos usuários da via e fluidez do trânsito
Principais soluções tecnológicas usadas, principalmente na Europa, para o transporte de pás eólicas
O transporte de pás eólicas é um dos mais difícies e complexos, no entanto várias tecnologias disponíveis no mercado de veículos ajudam na negociação com os diversos obstáculos ao transporte rodoviário desse e de outras cargas com excesso de comprimento, a saber:
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