As principais taxas e tarifas incidentes sobre o trânsito de veículos transportando cargas indivisíveis, excedentes em peso e/ou dimensões são:
Taxa de Expediente (TEAET):
Valor fixo cobrado pelo órgão responsável (DNIT, DER, etc.) pela emissão da Autorização Especial de Trânsito (AET).
Tarifa de Utilização da Via (TUV): tarifa imposta por vários DERs, além do DNIT
A TUV é calculada considerando a distância, o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e um fator 'K' que varia conforme o órgão e o estado. O DNIT utiliza a fórmula TUV = IAMT * (PBTC - 74) * K. Vide abaixo:
Tarifa de Escolta da PRF
A Tarifa de Escolta da PRF é calculada considerando a distância e valor por quilômetro que varia de acordo com a velocidade estabelecida pelo DNIT com base na Tabela de Dimensionamento e Qualificação de Escolta, Anexo II da Resolução 11/22 do órgão federal

Tarifa Adicional de Pedágio (TAP)
A TAP é cobrada especificamente pelas concessionárias de rodovias do Estado de São Paulo. As empresas utilizam a fórmula de cálculo: TAP = 5 x (PBT - 45 ton) x Tarifa de Pedágio e deve ser aplicada apenas quando o veículo passa por praças de pedágio e o PBTC excede 45 toneladas.
Tarifa de Utilização da Via (TUR): tarifa imposta pelo DAER-RS
A TUR é calculada considerando a distância, o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e um fator 'K'. Vide abaixo:
Tarifa de Utilização da Via (TUV): tarifa imposta pelo DER-PR
A TUR é calculada considerando a distância, o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e um fator 'K'. Vide abaixo:

TOP - Tarifa sobre Operações Especiais de Acompanhamento de Travessia - Estado de SP
A TOP é devida sempre que o PBTC e dimensões do Conjunto Transportador ultrapassam os limites abaixo:
TOP - Tarifa sobre Operações Especiais no SAI - Sistema Anchieta Imigrantes
A TOP SAI é devida sempre que o PBTC e dimensões excedem o peso e as dimensões abaixo:


