Proposta do deputado Gil Lancaster, que tramita na Assembleia Legislativa, autoriza instalação de máquinas de cobrança, de cartões de débito e crédito, nas cabines. Objetivo é evitar "constrangimento" a motoristas que estejam sem dinheiro na carteira
Segundo ele, a iniciativa - que também determina a aceitação de todas as bandeiras de cartões pelas concessionárias – visa evitar o “constrangimento” de motoristas, pois muitos que transitam pelas rodovias pedagiadas não carregam dinheiro para efetuar o pagamento da tarifa. Outra meta é aumentar a segurança dos funcionários, diminuindo a circulação de dinheiro em espécie nas cabines. “Deve-se levar em consideração que, dependendo do trajeto no Estado de São Paulo, os valores dos pedágios podem chegar a somas exorbitantes, o que é absolutamente incompatível com o padrão médio de renda da população”, completou ele.
Para Lancaster, o pagamento com cartões magnéticos também pode ajudar motoristas que errarem acessos ou saídas, em virtude da falta de sinalização ou desconhecimento, a acabarem se deparando com praças de pedágio, mas estiverem sem dinheiro, em espécie, para o pagamento da tarifa naquele momento, “correndo o risco de levar uma multa ou ter o bem automóvel apreendido”.