Produtividade do Corredor de Exportação cresce 26%

Publicado em
25 de Março de 2014
compartilhe em:

Volume médio de carga embarcado nos navios em janeiro e fevereiro passou a ser de 750 toneladas por hora

A produtividade do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá cresceu 28%, no primeiro bimestre de 2014. O volume médio de carga embarcado nos navios, em janeiro e fevereiro deste ano, passou a ser de 750 toneladas por hora, contra 596 toneladas/hora no mesmo período de 2013. Desde o início do funcionamento da ordem de serviço 126, que estabelece preferência de embarque em um dos três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá para os operadores de grãos que apresentarem melhores índices de produtividade, os resultados começaram a ser vistos. Apenas no mês de março, 12 navios atracaram no Corredor utilizando esta preferência. Em fevereiro, apenas um a utilizou.

Outros dez navios que estão no line-up do Porto já estão programados para atracar utilizando a preferência de embarque. O grande ganho operacional da nova regra é que, ao restringir o embarque de um navio para até três terminais, evita-se a queda de produtividade ocasionada pela mudança de terminal e limpeza de correias.

No primeiro bimestre de 2014, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá exportou 2,26 milhões de toneladas de grãos. O volume é 11,5% maior do que o registrado em 2014. Neste período, o porto paranaense foi o que mais exportou soja no Brasil, totalizando 1,28 milhão de toneladas que corresponderam a 40% das exportações de soja brasileiras.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.