Produção de carros cai 9% em setembro

Publicado em
08 de Outubro de 2010
compartilhe em:

O setor automobilístico produziu 308,1 mil veículos em setembro, o que representa uma queda de 9,1% em relação a agosto, mas um crescimento de 12,7% na comparação com setembro do ano passado. Os dados foram divulgados ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No mês passado, as vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 307,1 mil unidades, registrando quedas de 1,8% ante agosto e de 0,5% na comparação com setembro de 2009.

No acumulado de janeiro a setembro de 2010, as vendas de 2,5 milhões unidades indicaram alta de 8,7% sobre os veículos comercializados em igual período de 2009. A produção, de 2,72 milhões unidades, subiu 17,3% na mesma base de comparação.

Para o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, o mês de setembro foi considerado excelente, apesar das quedas em produção e vendas em relação a agosto. De acordo com ele, a baixa foi um fator isolado e não pode ser avaliada como tendência até o fim do ano.

Ele destacou o crescimento de 12,7% na produção em comparação a setembro de 2009 e disse que mesmo a ligeira queda de 0,5% nas vendas, na mesma base de comparação, foi um resultado positivo, uma vez que naquela época previa-se o fim do período de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acabou sendo prorrogado até o fim de ano.

"Houve antecipação de demanda em setembro de 2009 e, ainda assim, mantivemos um patamar excelente em setembro deste ano", afirmou.

De janeiro a setembro, a indústria acumula alta de 8,7% nas vendas . "A projeção do ano é de um crescimento expressivo e é isso que vale. Uma queda em um mês isolado não conta muito."

A Anfavea elevou a estimativa de produção em 2010, de 3,4 milhões para 3,6 milhões de veículos, por causa do crescimento das exportações.

Para 2011, Belini disse que a Anfavea ainda está calculando as projeções do setor. De acordo com ele, a previsão deve ser de aumento na produção e nas vendas. Ainda há espaço, segundo ele, para crescer, considerando as projeções de crescimento de crédito e renda, de juros mais baixos e de inflação sob controle. "Todos os dados indicam que as projeções devem crescer em 2011, mas ainda não temos um número fechado", afirmou.

As exportações, em valores, somaram US$ 1,17 bilhão em setembro deste ano, indicando alta de 2,4% em relação a agosto e um crescimento de 54,6% em comparação a um ano antes.

Em quantidade de veículos exportados, setembro encerrou com exportação total (veículos montados e CKD) de 71.361 unidades, equivalente a um recuo de 3% ante agosto e crescimento de 76,1% sobre setembro de 2009.

Nos nove primeiros meses de 2010, as vendas externas de veículos, em valores, subiram 62,5% sobre igual período de 2009, para US$ 9,2 bilhões. Neste intervalo, foram exportadas 569.524 unidades, o que significa uma alta de 76,3% ante o período de janeiro a setembro do ano passado.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.