Com Ferrogrão, custo do frete por tonelada cairia de R$ 230,00 para R$ 80,00, segundo estimativas da Pró-Logística
Em recente palestra durante o seminário “Desafios e Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”, realizado em São Paulo nesta última sexta-feira (16), o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, afirmou que a conclusão das obras de pavimentação da rodovia BR-163 no Pará é fundamnetal para redução no preço do frete de grãos de Mato Grosso para os portos do Arco Norte.
Citando a projeção feita pela Pró-Logística, “o valor do frete adequado para o trecho seria R$ 145 a R$ 140 por tonelada. Estamos pagando neste momento R$ 230 por tonelada em função do problema (da falta de asfalto) e da insegurança de transpor esse trecho rapidamente. Então às vezes um caminhão fica um, dois dias esperando, e essa incerteza sobe o valor do frete”.
Quanto a Ferrogrão, Ferreira destacou a importância da linha férrea para o escoamento da produção: “Essa ferrovia, sim, tem tudo para fazer um diferencial no preço do frete. O projeto que nos apresentaram indica R$ 80 por tonelada para o mesmo percurso em que estamos pagando R$ 230 por tonelada e que o ideal seria pagar R$ 140 por tonelada”.