Prioridade para a logística brasileira, por Guilherme Ramos*

Publicado em
27 de Setembro de 2012
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A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um estudo a fim de ampliar o programa de concessões de estradas e ferrovias conhecido como PAC das Concessões, no qual enumera quais são as 51 obras prioritárias em oito eixos de integração na da região Sul do Brasil, pelo custo de R$ 15,2 bilhões.

Não podemos nos esquecer de que a competitividade da indústria brasileira é a principal arma do País para atravessar os problemas internacionais.

Neste sentido, não é lógico que, no Brasil, o custo logístico represente 18% da produção e, nos EUA, país que passa por uma das maiores crises econômica de sua história, esse percentual seja de 8%.

O estudo apresentado pela CNI vem em ótima hora, ainda mais porque mostra que, se for adotado, poderia gerar uma economia de R$ 3,4 bilhões em custos logísticos e a abertura de uma discussão entre empresários e governo federal a fim de ampliar o número de projetos listados, além dos já planejados.

Seguindo as propostas da CNI, R$ 70 bilhões seriam necessários para a realização das obras prioritárias, que resolveriam os gargalos da região Sul do País, dentre as quais estão o eixo de integração internacional Rodoviário São Paulo/Buenos Aires.

O debate sobre setor de infraestrutura deve ser fomentado a fim de que alcance todas as regiões e esferas da sociedade.

É por meio de iniciativas como o Brazil Road Expo - evento Internacional de Tecnologia em Pavimentação e Infraestrutura Viária e Rodoviária, que reúne num só local, todos os elos da cadeia de infraestrutura viária e rodoviária e que chega a sua terceira edição em março de 2013, que a competitividade do País é ampliada a novos horizontes e ao crescimento nacional.

*Guilherme Ramos por Diretor da Brazil Road Expo, feira de infraestrutura e negócios

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