Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil: R$1,48 trilhão investidos em 12.265 obras

Publicado em
18 de Novembro de 2011
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Até 2016 serão investidos R$ 1,48 trilhão em todo o país englobando 12.265 obras de infraestrutura consolidadas em 10 setores, dos quais as hidrelétricas, rodovias, portos e ferrovias são a grande maioria. Estes resultados foram divulgados pelo vice-presidente da Sobratema, Mário Humberto Marques, durante o lançamento da pesquisa “Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2016”, simultaneamente, ao II Fórum Sobratema - Brasil Infraestrutura "Cidades". O evento aconteceu no último mês, na Fecomercio, zona sul de São Paulo. A pesquisa deste ano aponta um investimento maior do que o divulgado em 2010, que foi de R$ 1,22 trilhões. De acordo com Mário Humberto, a pesquisa abrange todas as obras previstas, volume de investimentos e estimativa das obras em cada estado.

O setor de construção é fortemente dependente do PIB e a infraestrutrura de decisões governamentais. O vice-presidente destaca que apenas 1% do PIB foi investido em infraestrutura e o correto é no mínimo 3%, um dos principais desafios para que o Brasil alcance uma posição relevante no cenário mundial são: mão-de-obra e recursos para os investimentos necessários, e para isso o BNDS tem importância fundamental.

Segundo dados da pesquisa, São Paulo e Rio de Janeiro demandam a maior quantidade de investimentos por estado dentro da região geográfica no sudeste. Já Bahia, Ceará e Pernambuco são os maiores no nordeste. Destaque para os investimentos previstos no Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando o Rio de Janeiro a cidade de São Paulo. E ainda, Mário Humberto aponta aspectos positivos em relação as obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, pois traz a tona carências já existentes que estavam esquecidas, como a mobilidade urbana, aeroportos, transporte público, entre outros.

“Todas as informações foram obtidas por fontes primárias e secundárias, com isso, a Sobratema está assumindo um compromisso de fazer o acompanhamento contínuo e sistemático dessas obras”, finaliza Mário.

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