Principais concessionárias disputam leilão da BR-101

Publicado em
18 de Janeiro de 2012
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O governo federal faz hoje, a partir das 10h, o leilão de concessão da BR-101, em trecho que atravessa o Espírito Santo, da divisa do Rio de Janeiro à Bahia. Na disputa, estarão presentes os principais grupos especializados em gestão de rodovias - como CCR, OHL, EcoRodovias e Triunfo, que confirmaram a entrega de propostas. Todos os proponentes tiveram as documentações aprovadas.

O governo estima uma taxa de remuneração sobre o investimento em torno de 8%. Um executivo da OHL Brasil, grupo que concorre à rodovia, chegou a dizer ao Valor, em novembro, que esperava taxas ainda menores que essa - declaração que repercutiu entre os concorrentes. No entanto, ele garantiu que a proposta do grupo trará 15% de retorno para investimentos de acionistas, em valor nominal. Na CCR, a proposta segue um número aproximado. "Nossos estudos indicam taxas muito mais próximas a essa", disse o presidente da CCR, Renato Vale, no começo da semana. Não há unanimidade no mercado sobre favoritismo de grupos.

Vencerá a licitação o consórcio que apresentar o menor valor de tarifa básica de pedágio (que é cobrada dos veículos simples e multiplicada pelo número de eixos no caso dos veículos pesados). A tarifa-teto é de R$ 0,06237 por km - com esse valor, o preço básico ao usuário ficaria de R$ 2,22 a R$ 5,18 dependendo da praça de pedágio.

Devem ser realizados pelo vencedor investimentos da ordem de R$ 2,14 bilhões ao longo dos 25 anos da concessão, sendo R$ 1,34 bilhão em ampliações da rodovia e R$ 796 milhões em manutenção e melhorias (valores de 2009).

O leilão marca a primeira concessão de rodovias do governo da presidente Dilma Rousseff, que dá prosseguimento à política iniciada no governo FHC. A primeira etapa de concessões do setor ocorreu em 1995, na gestão presidencial tucana - quando foram concedidos quatro trechos de rodovias federais e a Ponte Rio-Niterói. Hoje, os principais concessionários das rodovias dessa etapa são CCR e Triunfo. A segunda etapa ocorreu na era Lula, em duas fases: 2007 e 2009. Na primeira, o grande vencedor foi a OHL Brasil - que conquistou cinco de sete estradas. Então novata em território nacional, a empresa provocou a ira de empreiteiras brasileiras. Na segunda fase, em 2009, o vencedor da concessão foi o consórcio com Isolux, Engevix e Encalso - sociedade hoje denominada ViaBahia.

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