PRF retém 43 caminhões em força-tarefa de excesso de peso em SC

Publicado em
19 de Abril de 2013
compartilhe em:

Operação ocorreu na Grande Florianópolis na BR-101 e BR-282.

Juntando as cargas de todos os veículos, havia 257 toneladas de excesso.

 
Veículos ficaram retidos até o transbordo da carga (Foto: PRF SC/Divulgação)Veículos ficaram retidos até o transbordo da carga (Foto: PRF SC/Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na manhã desta terça-feira (16) uma força-tarefa para fiscalizar veículos que trafegam com excesso de carga na Grande Florianópolis. Ao todo, segundo a entidade, foram retidos 43 caminhões que, juntos, representavam 257 toneladas de excesso. Os veículos ficam detidos até que a carga seja transferida e o peso esteja dentro dos parâmetros permitidos.

A soma do excesso de carga de todos os caminhões totaliza 257 toneladas (Foto: PRF SC/Divulgação)Soma do excesso de carga totaliza 257 toneladas
(Foto: PRF SC/Divulgação)

De acordo com a PRF, a operação ’Medida certa’ começou por volta das 7h30. A força-tarefa atuou dos quilômetros 185 ao 205 da BR-101 e do zero ao seis da BR-282. Trabalharam na operação 40 policiais rodoviários, 16 carros de polícia e um helicóptero da entidade.

Os caminhões retidos foram conduzidos até o posto da PRF em Palhoça. Os motoristas só puderam seguir viagem após transferirem o excesso de carga para outro veículo e receberem as multas. Até as 14h desta terça (16), ainda havia caminhões retidos no pátio do posto. Foram arrecadados R$ 72.550,00 com as multas.

Promovida pela inteligência da PRF, a operação também teve parceria do Ministério Público Federal (MPF). A intenção dos policiais é reunir documentação e entregar ao MPF para possível ação de danos ao patrimônio público. Segundo a PRF, um excesso de peso de 20% em um caminhão causa dano no asfalto e reduz a vida útil do mesmo em 50%.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.