PRF autua caminhoneiros por transportar cargas acima do peso permitido

Publicado em
29 de Maio de 2014
compartilhe em:

A Polícia Rodoviária Federal realizou durante todo o dia de ontem, uma operação especial com o objetivo de fiscalizar caminhões e o respectivo peso das cargas que eles transportavam. 

Durante todo o dia, foram 45 veículos grandes fiscalizados, sendo que em sete deles foi identificado o excesso de peso. A quantidade total do sobrepeso registrado durante a ação passou das 16 toneladas. Dentre os flagrantes o que mais chamou atenção, foi de um caminhão de tijolos, que carregava quatro toneladas a mais do que a lei permitia para o veículo. 
 
Quem esteve à frente da operação foi o chefe substituto do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, Thales Carriço. De acordo com ele,muitos caminhoneiros tentam aproveitam a margem de 5% de tolerância prevista na lei e acabam excedendo além do permitido. “Eles querem aproveitar ao máximo possível a estrutura do caminhão, mas acabam indo além do limite e caem na irregularidade. Além dos veículos que foi constatado o sobrepeso, muitos outros ficaram dentro da margem de excesso permitida pela lei”, disse Carriço. 
 
Dentre os problemas que o peso além do permitido acarreta, o oficial da PRF destacou os danos ao asfalto. “Nossas estradas sofrem muito com estes caminhoneiros que não cumprem as leis, além de danificar a malha asfáltica, outra questão que também deve ser observada e que preocupa as autoridades, é a questão dos acidentes”, explicou o Carriço. 
 
O valor da multa aplicada aos motoristas varia de acordo com o excesso de peso registrado no veículo, dentre as autuações, o total em dinheiro aplicado nas autuações gira em torno de R$ 4 mil. Além da punição, os motoristas tiveram que retirar o excesso e passar a carga para outro veículo. 
 
Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.