Prevenção de acidentes com amarração adequada de cargas defendida por engenheiro em palestra do CIST

Publicado em
18 de Março de 2015
compartilhe em:

No primeiro almoço-palestra de 2015 do CIST (Clube Internacional de Seguros de Transporte), no dia 12 de março, o presidente José Geraldo da Silva recebeu o engenheiro mecânico Rubem Penteado de Melo, para uma explanação sobre Amarração de cargas e prevenção de acidentes.

O palestrante relatou que existem muitos problemas com amarração de carga, basicamente por não se tratar o assunto com a devida seriedade e ajuda de especialistas. ?Não encaramos a amarração de cargas como ?ciência?, mas como conhecimento basicamente empírico. As ?técnicas? de amarração são 100% baseadas na prática do dia-a-dia, e via de regra, informal (sem registro!), delegada exclusivamente aos caminhoneiros. Também faltam acessórios e veículos especializados, e a atividade é cercada de mitos, como absurdos do tipo: carga pesada no precisa amarrar. Aí acontecem graves acidentes?.

Ele apresentou estudos de engenharia que devem ser levados em conta, como as forças envolvidas, quanto o peso da carga colabora em sua retenção, e se a carga pode tombar. É preciso conhecer as relações entre as dimensões da carga, ou seja: altura, largura e comprimento e ter cuidados extras com cargas especiais. Em resumo, é preciso ter um pouco de técnica, contando com ajuda de especialistas que, como ele, oferecem treinamento institucional e operacional na área de transporte. O palestrante disponibilizou cinco exemplares do livro "Amarraço de cargas", de sua autoria, para sorteio aos participantes.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.