Prefeitura de SP estuda restringir tráfego de caminhões na marginal Tietê

Publicado em
20 de Outubro de 2010
compartilhe em:

A marginal Tietê, em São Paulo, pode ser a próxima via a ter restrições quanto ao tráfego de caminhões. A medida está sendo analisada pela prefeitura e pode se estender também às avenidas do Estado e Salim Farah Maluf. Apesar da análise, ainda não há previsão de implantação da medida, que já atinge vias como a marginal Pinheiros e avenida dos Bandeirantes.

A realização dos estudos já tinha sido informado pela Folha e foi reafirmada nesta terça-feira pelo secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco.

De acordo com a Secretaria dos Transportes, a avenida Jacu-Pêssego, inaugurada no último fim de semana, seria uma alternativa no caso de restrição, sendo utilizada como um prolongamento do Rodoanel na zona leste da cidade de São Paulo. Apesar de ter trechos inacabados, a expectativa é que a avenida receba 40 mil veículos todos os dias.

A atual onda de restrições a circulação de caminhões teve início no início do mês de setembro, com a proibição desse tipo de veículo na marginal Pinheiros e na avenida dos Bandeirantes das 5h às 21h. Posteriormente, a restrição foi estendida a outras dez vias da região do Morumbi. Entre elas a avenida Giovanni Groncchi, avenida Francisco Morato, avenida Morumbi, entre outras.

O caminhoneiro que for flagrado nas vias em que há restrição poderá ser multado em R$ 85,12, além de receber quatro pontos na carteira de habilitação.

Caminhões poderão ser vetados na Tietê e Av. do Estado  (Agência Estado) 

Informação foi dada pelo secretário Municipal dos Transportes

Um estudo da Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo pode decidir ainda este ano sobre a restrição da circulação de caminhões também na Marginal do Tietê, na Avenida do Estado e Avenida Salim Farah Maluf. A medida já é feita na Marginal do Pinheiros e ruas da zona sul da capital paulista.

A informação foi dada pelo secretário Municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, durante evento realizada na manhã de hoje, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão. O estudo, além de analisar quais veículos estão passando nas vias, vai verificar quais tipos de restrição poderão ser feitas.

Desde o início de setembro, os caminhões estão proibidos de circular na Marginal do Pinheiros entre segunda a sexta-feira, das 5 horas às 21 horas, e aos sábados, das 10 horas às 14 horas - exceto nos feriados. Por enquanto, a medida é apenas educativa, pois a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai começar a fiscalizar a proibição para caminhões apenas no próximo dia 29.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.