A última etapa na compra de um produto por e-commerce é a escolha do frete. É um momento em que o consumidor define como quer receber sua mercadoria e, uma vez feita essa escolha, a operação é finalizada. Alguns fatores, especialmente a demora na apresentação das opções e o custo de frete, podem levar o comprador a reconsiderar ou até mesmo cancelar aquela aquisição.
Frete Rápido, plataforma que opera como um hub reunindo transportadoras parceiras numa ponta e empresas de e-commerce na outra, empenha-se permanentemente para reduzir o tempo em que são oferecidas as alternativas de frete – que hoje está em 300 milissegundos – e os preços, que chegam a ser cerca de 50% inferiores aos praticados por empresas de logística convencionais, como os Correios.
A automação fornecida pela empresa beneficia todas as partes envolvidas
De acordo com Mário Rodrigues, fundador e CEO da startup Frete Rápido, que criou a ferramenta com o mesmo nome, o desenvolvimento de tecnologias próprias tem permitido reduzir cada vez mais o tempo entre a finalização da compra e a apresentação das opções de frete, o que permite ao consumidor escolher rapidamente qual a mais conveniente, considerando preço e prazo de entrega, levando em conta as dimensões e especificidades do produto adquirido.
O preço é outro fator determinante na definição do frete que será contratado. Para conseguir oferecer o menor valor possível, o modelo de relacionamento desenvolvido por Frete Rápido com as transportadoras parceiras permite reduzir diversos itens que compõem o custo do serviço. Mário Rodrigues explica que entre 13% e 27% se referem a custos comerciais da transportadora, que não são necessários quando a contratação é feita por meio da ferramenta. Além disso, a transportadora não precisa dispor de qualquer recurso tecnológico para fornecer o rastreamento do produto, o que é feito pela Frete Rápido assim que a compra é finalizada. Com isso, a transportadora pode se concentrar em sua atividade-fim, que é buscar no estoque e entregar o produto para o cliente.
O envio de um livro de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo, se for feito por Frete Rápido custa menos de 50% do preço cobrado pelo Sedex. Se a comparação for com um produto mais pesado, como um micro-ondas, essa diferença é ainda maior, próxima a 60%. “Nosso objetivo é oferecer preços cada vez mais competitivos e aprimorar cada vez mais a nossa ferramenta, para dar mais agilidade à apresentação das alternativas disponíveis para o cliente”, destaca Mário Rodrigues.
A Frete Rápido é um hub de funcionalidades, que quebra barreiras tecnológicas e comerciais para seus parceiros. A automação fornecida pela empresa beneficia todas as partes envolvidas. Ela conecta empresas de transporte de todo Brasil a embarcadores, empresas B2B ou B2C. O objetivo principal é melhorar a experiência de compra do consumidor.
Em uma ponta, estão as empresas de transporte, que utilizam uma tecnologia de ponta para ofertar fretes e rastreio a seus parceiros e tem seus negócios alavancados ao fornecer seus serviços para parceiros Frete Rápido sem ter contrato com cada um deles. Em outra ponta estão os embarcadores, que por sua vez fornecem aos seus clientes mais opções de preços e prazos de frete ao ter a Frete Rápido como parceira. Já o cliente, se beneficia ao ter várias opções de entrega, com informações transparentes e ocorrências do rastreio enviadas por e-mail.