Preço do frete de grãos cai cerca de 15% e preocupa caminhoneiros e transportadoras

Publicado em
25 de Agosto de 2014
compartilhe em:

Entre motivos, segundo empresas e transportadores autônomos, estão aumento do número de caminhões disponíveis e a fraca comercialização de grãos com a queda nas cotações das commodities

Segundo Carlos Alberto Matheus, em certas ocasiões o valor recebido não cobre os gastos (Foto: Diário de Guarapuava)

O preço do frete de grãos caiu na região de Guarapuava nos últimos dois meses. De acordo com o presidente do Setcguar (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Guarapuava e Região), Carlos Vieira, a redução chega a 15% no valor por viagem.

A situação é ainda pior para os caminhoneiros autônomos. Segundo o presidente do Sinditac (Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas), Luiz Cavalheiro, o valor por tonelada para carregar grãos está entre R$ 42 e R$ 45 de Guarapuava a Paranaguá, metade do que seria o ideal, de acordo com a projeção do sindicato. “Muitos trabalhadores autônomos estão preferindo migrar para as transportadoras, porque o valor recebido mal está dando para custear o caminhão”, disse Cavalheiro.
Entre as situações que contribuem para a diminuição no valor pago ao transporte de grãos, as entidades apontaram o excesso de prestadores do serviço e a pouca comercialização das commodities nesta época do ano. Vieira relatou que, como as cotações dos grãos apresentaram um declínio nos últimos meses, os produtores estão segurando a produção e não há mais tanta demanda de transporte para os portos. Com isso, com pouco produto a ser transportado e muito caminhão para circular, o preço tende a cair.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.