Série especial de caminhões marca passagem da regata mundial Volvo Ocean Race pelo Brasil
Aproveitando a passagem pelo Brasil da regata mundial que leva seu nome, a Volvo anunciou que está liderando a venda de caminhões com motores Euro 5. A marca teria conseguido 40% de participação nos emplacamentos nos primeiros meses do ano se considerados os veículos acima de 16 toneladas.
A montadora aproveitou também a largada da regata que acontece neste domingo em Itajaí (SC) para fazer o lançamento da série especial de 100 caminhões Volvo Ocean Race, com cabine Globetrotter, pintura exclusiva, equipamentos de segurança, suspensão pneumática e motor nas opções de 460 cv e 540 cv.
Embora seja cedo ainda para uma avaliação mais precisa, os caminhões equipados com a nova motorização que atende as normas de emissões Proconve P7, estariam 5% mais econômicos. Outra vantagem apresentada pelas novas relações de potência e torque, também relatada pelos clientes, é que o tempo de percurso em rota foi reduzido em cerca de 15%, sem aumento da velocidade máxima.
“Os novos caminhões são melhores e mais econômicos, como já era esperado. Só precisamos aguardar a estabilização do abastecimento e do preço do diesel e da Arla 32 para avaliar os resultados nos custos operacionais”, comentou o diretor de vendas Bernaldo Fedalto.
Otimista com as novas regras do Finame que baixaram juros e estenderam prazos, Fedalto acredita em uma retomada nas vendas a partir de maio. “Nossas projeções não mudaram, estimamos uma queda de 5 a 10% na comparação com o ano passado e mesmo assim 2012 será o segundo melhor ano da história em vendas de caminhões”.
O presidente da Volvo Roger Alm, acompanhado na coletiva por Dennis Slagle, responsável pela área de vendas e marketing da Volvo para as Américas, estimou que até o final do ano o mercado atinja a marca de 105 mil unidades contra as 111 mil de 2012 na faixa de veículos acima de 16 toneladas.