Posição estratégica faz de Araraquara referência em logística

Publicado em
05 de Julho de 2012
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Há pouco mais de dez anos, pouco cogitava-se sobre a área de logística. Araraquara, por sua vez, por conta de sua posição estratégica no centro do Estado de São Paulo, passou a ter posto de destaque com a instalação de empresas do ramo. Agora, a missão está na busca de qualificação profissional para preencher os cargos.

Apenas em Araraquara, duas instituições oferecem cursos de nível técnico em Logística: a Escola Técnica Estadual Professora Anna de Oliveira Ferraz, o Industrial, e o Senac, além de outros cursos livres em instituições particulares. Apenas no Senac, o aumento na procura do curso de logística foi de 40% de 2011 para 2012.

Emerson Queiroz é um dos que procuraram a qualificação na área pelo Senac. "Ouvia muito a palavra logística na empresa em que trabalhava, mas não sabia de sua abrangência. Imaginava que ela se restringia apenas a transportes", diz o ex-aluno.

Sucesso

Queiroz conta que o curso técnico foi essencial para sua vida profissional. "Quando comecei na empresa, não tinha nenhuma formação na área operacional", conta o profissional, que logo foi promovido a auxiliar de transporte.

O aluno, que optou pela formação em Logística de tanto ouvir a palavra onde trabalhava, tornou-se assistente administrativo de transporte e assumiu oficialmente a gestão do setor na unidade da empresa em Araraquara. "O curso me deu um grande direcionamento profissional. Agora iniciei uma faculdade de produção industrial."

Araraquara tem vantagens’, diz docente

André Luís Pierre é docente da área de Logística e conta que o campo é novo. "Tudo surgiu há pouco mais de dez anos. A profissão engloba todo o processo, desde o recebimento, até a transformação e despacho dos produtos. E Araraquara tem posição estratégica no Estado, ótima malha rodoviária, porto seco, atraindo muitas empresas. É o futuro", completa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade aponta que mais de dez empresas atuam exclusivamente na área. A mais recente delas é a Brado, inaugurada em março. Foram investidos R$ 10 milhões no terminal intermodal, que tem 242 mil metros quadrados e capacidade para operar, inicialmente, 2 mil contêineres mensais, podendo chegar a mais de 50 mil em cinco anos. Várias cidades do estado usarão o dispositivo.

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