Porto do Rio Grande, no RS, escoa a safra de milho de outros estados

Publicado em
22 de Agosto de 2013
compartilhe em:

Longa espera no porto de Paranaguá tornou porto gaúcho atrativo. Expectativa é embarcar cerca de 1 milhão de toneladas do grão em 2013.

O Porto do Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, virou rota de exportação para a safra de milho colhida em outros estados do país. A operação, que não para de crescer, é resultado das longas filas em outros portos do país e também da agilidade do porto gaúcho.

O aumento da movimentação pode ser percebido no pátio lotado. O maior terminal de grãos do porto recebe diariamente 200 caminhões carregados com milho. “Para nós é bom, tem mais serviço, mais opção de trabalho”, destaca o caminhoneiro Junior Lopes de Lima

Os grãos foram colhidos em lavouras do Mato Grosso do sul e do Paraná, distante cerca de dois mil quilômetros do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, estão sendo descarregados em Rio Grande por causa da eficiência do porto gaúcho no embarque desse tipo de carga.

No porto de Paranaguá, no Paraná, os navios chegam a aguardar 90 dias para o embarque. A cada 24 horas, o prejuízo é de 50 mil dólares. Em Rio Grande, a espera não passa de cinco dias, compensando o gasto a mais com o transporte rodoviário.

“O porto do Rio Grande passa a ser referência e a solução para a agricultura do Brasil. Estamos atraindo para cá por causa do tempo, da agilidade, pelo processo muito rápido de embarque”, comemora o superintendente do porto, Dirceu Lopes.

Um navio já foi para a Espanha com 64 mil toneladas de milho. Outro vai levar 55 mil toneladas do grão para a Indonésia. E um terceiro deve partir no fim do mês com mais 60 mil toneladas.

A previsão para este ano é movimentar 1 milhão de toneladas de milho, quantia inédita no porto gaúcho. “É um momento muito peculiar porque já passou o pico da safra de soja no Rio Grande do Su. Portanto, os terminais estão à disposição”, comenta o diretor dos terminais de grãos, Guillermo Dawson Jr.

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.