Por que terceirizar a logística last-mile pode ajudar o negócio a crescer?

Publicado em
04 de Maio de 2020
compartilhe em:

Com agilidade e transparência, plataforma traz solução para empresas que querem eliminar custos de logística 

Quando falamos em cadeia logística de uma empresa, há diversos processos envolvidos, tornando esta uma das etapas mais complexas de um negócio. É preciso ter uma estratégia muito bem feita para que todos os itens cheguem a seu destino com pontualidade e segurança. 

Normalmente, em um processo de produção e comercialização a primeira parte é a mais longa: o trajeto - feito em aviões, navios ou caminhões - das fábricas até portos, aeroportos e centros de distribuição. A segunda é menor, mas ainda mais importante: o transporte dos produtos até as mãos do cliente, em um processo conhecido como "last-mile", em português última milha. 

Apesar de ser a rota mais curta do processo, o last-mile é responsável por 53% dos custos da cadeia logística, de acordo com uma pesquisa da Business Intelligence. Considerando que 100 bilhões de pacotes devem ser transportados no mundo em 2020, segundo um estudo da McKinsey, é importante levar esses custos em consideração. 

Segundo Albert Go, da Lalamove, plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas parceiros com carretos, utilitários, minivans, SUVs e motocicletas próprios, a explicação para os altos custos da cadeia de logística, principalmente do last-mile, está na necessidade de agilidade e qualidade, pois os consumidores querem que suas entregas sejam feitas rapidamente. "É uma etapa que exige transparência, ou seja, cada vez mais é preciso que as empresas estejam preparadas para mostrar aos clientes exatamente onde seu produto está a todo momento." explica o diretor regional da empresa na América Latina. 

Outro fator importante é que as entregas last-mile são um serviço mais complexo. Os profissionais do setor fazem muito mais que transportar produtos de um lugar a outro. Eles também lidam com pessoas e precisam atendê-las com excelência 

Para manter elevado o padrão do serviço last-mile há empresas que criam frotas próprias de veículos, uma escolha que também eleva os custos e pode, inclusive, colocar em risco a sobrevivência do negócio como um todo. Por isso, as empresas estão constantemente buscando um equilíbrio entre oferecer um serviço last-mile de qualidade e manter as finanças saudáveis. 
A solução para manter essa balança estável é a terceirização da logística last-mile. A flexibilidade é um dos principais benefícios disso. "As demandas das empresas podem ser flutuantes, com períodos com mais entregas e outras épocas mais calmas. Não é fácil prever como serão as demandas em momentos como o que estamos vivendo, por exemplo. Por isso ao repassar a estratégia last-mile, a empresa não precisa se preocupar com o número de veículos disponíveis e nem com a contratação de mais pessoas." explica Albert. 

Além disso, a rapidez ao conseguir um entregador pela plataforma também influencia positivamente a imagem que os clientes terão da empresa. As entregas ficarão mais rápidas do que a dos serviços tradicionais ou outras transportadoras e poderão ser acompanhadas em tempo real pelos clientes. 

A Lalamove atua em 260 cidades do mundo, com uma base de mais de 2 milhões de motoristas parceiros, que já percorreram mais de 1 bilhão de quilômetros fazendo entregas desde a criação da startup. A empresa conecta usuários e empresas a motoristas parceiros com carretos, utilitários, minivans, SUVs e motocicletas próprios, sem nenhuma mensalidade ou pagamento adicional. 

A startup também oferece um suporte especialmente feito para empresas, com um gerente de conta dedicado a atender as demandas e um time de atendimento ao cliente, o Lalajuda, altamente preparado para ajudar caso necessário. 

Os empreendedores, por sua vez, ganham uma alternativa rápida, mais barata e que se adequa à sua demanda, ao contrário de quem tem uma frota própria ou um contrato fechado com uma transportadora. "Além disso, nesses dois modelos usados por empresas, os motoristas acabam ficando ociosos em períodos de baixa demanda. Nós também trouxemos uma solução para esses profissionais, que passam a encontrar oportunidades de renda em nossa plataforma." completa o executivo. 

Além das soluções em entregas, a plataforma disponibiliza diversos meios de pagamento, assinatura digital, rastreamento em tempo real e agendamento de entregas. 

Boletim Informativo Guia do TRC
Dicas, novidades e guias de transporte direto em sua caixa de entrada.